UFMG oferece cursos de introdução à hermenêutica e Heidegger

A Faculdade de Direito da UFMG recebe até sábado, 25 de março, inscrições para os cursos de extensão “Introdução à Hermenêutica Jurídica contemporânea” e “Reconstrução de uma Ética Jurídica a partir da leitura da obra Ser e Tempo, de Martin Heidegger”, voltados para alunos de graduação e de pós-graduação, professores ativos e aposentados, técnicos-administrativos e ex-alunos da universidade.As inscrições podem ser feitas na Faculdade de Direito.

Os cursos acontecem dias 28 de abril; 5 e 26 de maio e 30 de junho, de 16h às 22h, na sala 405 - sala do Instituto de Hermenêutica, Teoria e Argumentação Jurídica - IHTAJ, Faculdade de Direito. O valor é R$455,00 à vista ou R$273,00 (ato da inscrição) e R$182,00 (30 dias após a 1ª parcela).

Módulo I
1) Apresentação inicial dos diversos pensadores da Hermenêutica, explicitação do objeto do curso, revisão de bibliografia.
2) Reflexão sobre a doutrina marxista à luz do pensamento histórico hegeliano na realidade contemporânea das relações jurídicas.
Módulo II
Walter Benjamin: a experiência, a pobreza e o trabalho da tradução, inclusive jurídica.
Módulo III
Apresentação do projeto fenomenológico de Martin Heidegger com a introdução de elementos da facticidade do ser, da existência histórica, em seu caráter próprio e impróprio, rumo a um pensar crítico-reflexivo do Direito.
Módulo IV
Discussão sobre a contribuição de Hans-Georg Gadamer quanto à circularidade hermenêutica, o balizamento ontológico e a descrição dos processos de autoformação da compreensão jurídica.
Módulo V
Paul Ricoeur: tempo, história e a narrativa jurídica

Informações: ihtaj.institutodehermeneutica@gmail.com

Assessoria de Imprensa UFMG