UFMG oferece programação gratuita de férias em Tiradentes

De 9 de janeiro a 2 de fevereiro, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes movimentará a cidade com a sua programação especial de Férias no Campus. Além da programação infantil, com contação de histórias e brincadeiras tradicionais, ocorrerão exposições, show, encontro de bordadeiras e conversa sobre a história do Arraial de Bichinho. A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público.

Férias para todos

Quem participar do Férias no Campus encontrará opções de lazer para todas as idades. O ano começa com a apresentação da tese de doutorado De arraial do Bichinho a Vitoriano Veloso: a confecção artesanal das narrativas identitárias de um povoado nas Minas Gerais do Brasil. O trabalho foi desenvolvido pela doutora em Estudos Contemporâneos da Universidade de Coimbra, Vera Ermida, e será apresentado na quinta, dia 9, às 19h, na igreja setecentista de Nossa Senhora da Penha de França do Bichinho.

No sábado, dia 18, às 16h, o tradicional Poente Cultural UFMG trará o show da dupla Arcanjos para o Museu Casa Padre Toledo. O duo sanjoanense formado por Amanda Amaral e Gabriel Willian apresentará as canções de seu álbum O Que Chamo de Telhado, em um show intimista inspirado pela poesia do cotidiano.

No dia 21, às 14h, acontecerá, também no Museu Casa Padre Toledo, mais uma edição do Encontro Bordado & Patrimônio. A convidada será a arte-educadora Simone de Almeida Prado, que abordará as experiências e técnicas de montagem de seus três livros publicados, além de uma oficina de aquarela aplicada ao bordado. A inscrição pode ser feita presencialmente na recepção do museu ou pelo formulário disponível de forma on-line.

Colônia de Férias da UFMG

Nos dias 1º e 2 de fevereiro, acontecerá uma edição especial da Colônia de Férias da UFMG, encerrando a programação especial do Férias no Campus. O fim de semana será repleto de oficinas, atividades esportivas, teatro e lazer para adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos de idade. São 80 vagas, em quatro turmas divididas por faixa etária. As inscrições vão até 15 de janeiro, na recepção do Museu Casa Padre Toledo. Os participantes receberão camisa, terão direito a café da manhã e almoço.

Programação infantil

Uma contação de histórias e oficina de brincadeiras tradicionais serão os destaques da programação infantil, aberta ao público, sem a necessidade de inscrição prévia. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsável legal. Nas sextas-feiras, 10 e 24 de janeiro, sempre às 14h, os pequenos entre quatro e dez anos de idade poderão ouvir muitas histórias sobre amizade, respeito ao próximo, igualdade racial e importantes figuras femininas, como Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e Rubi Bridges. Quem conduzirá a Contação de histórias é a pedagoga Simone Cesar dos Santos Casemiro. O local é o Museu Casa Padre Toledo.

Já a Oficina de brincadeiras tradicionais resgatará a experiência de pular corda, amarelinha e desenhar, em um momento lúdico de lazer para crianças de seis a doze anos e seus familiares. Haverá turmas nos dias 12, 19 e 26 de janeiro, das 10h às 12h.

Exposições

Até o dia 26 de janeiro, os visitantes poderão conferir duas exposições abertas ao público em diferentes espaços do Campus Cultural UFMG em Tiradentes. No Museu Casa Padre Toledo está a mostra Monumentos Entrópicos e a Paisagem Minerária do Ferro, de autoria de Bruno Amarante. A exibição é composta por 21 esculturas em cerâmica de tamanhos variados, queimadas à alta temperatura (1260º) e recobertas com esmaltes cerâmicos desenvolvidos com minério de ferro ou rejeitos coletados nas barragens.

Já o Quatro Cantos Espaço Cultural exibe a exposição Confidências da Paisagem - Espaço e Memória, que explora plasticamente as associações entre espaço e memória tendo como pano de fundo a paisagem cultural das Serras do Lenheiro e São José, na região de Tiradentes, com fragmentos de espécies vegetais trabalhados em cerâmica. A autoria é de Zandra Miranda.

Serviço:

Férias no Campus

Data: 9 de janeiro a 2 de fevereiro

Entrada franca

Uma conversa sobre a história de Bichinho

Data: 09/01

Horário: 19h

Local: Igreja de Nossa Senhora da Penha de França do Bichinho (povoado de Vitoriano Veloso - Bichinho)

Contação de histórias

Datas: 10 e 24/01

Horário: 14h

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

Classificação: 4 a 10 anos

Presença dos pais ou responsável é obrigatória

Oficina - Brincadeiras Tradicionais

Data: 12, 19 e 26/01

Horário: 10h às 12h

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

Classificação: 6 a 12 anos.

Presença dos pais ou responsável é obrigatória

Show O Que Chamo de Telhado de duo Arcanjos - Poente Cultural UFMG

Data: 18/01

Horário: 16h

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

Encontro Bordado & Patrimônio

Data: 21/01

Horário: 14h

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

Inscrições: presenciais na recepção do museu ou pelo link: http://bit.ly/37JRM6x

Colônia de Férias

Datas: 1º e 2/02

Horário: sábado, das 8h às 17h, e domingo, das 8h30 às 12h

Local: espaços do Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Classificação: a partir de 6 anos

Inscrições: até 15 de janeiro, presencialmente no Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes). O atendimento é de terça a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 10h às 16h30, e domingo, das 9h às 15h

Exposição Monumentos Entrópicos e a Paisagem Minerária do Ferro

Artista: Bruno Amarante (UFMG/UFSJ)

Aberta à visitação até 26 de janeiro

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

Exposição Confidências da Paisagem - Espaço e Memória

Artista: Zandra Miranda (UFSJ)

Aberta à visitação até 26 de janeiro

Local: Quatro Cantos Espaço Cultural (Rua Direita, 5 – Tiradentes)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG

(31) 3409-4152

www.ufmg.br/cultura

Serviço