UFMG oferta cursos de extensão em estatística

Oportunidades abordam ferramentas estatísticas para gestão de investimentos e dimensionamento de amostra em diversas técnicas estatísticas

O Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG promove, em dezembro deste ano e janeiro de 2024, os cursos Métodos estatísticos para gestão de risco e investimentos e Dimensionamento do tamanho amostral para estudos experimentais e observacionais. Realizadas on-line, pela plataforma Microsoft Teams, as especializações têm carga horária de 20 horas e investimento de R$ 549,10 à vista. As inscrições estão abertas até 30 de novembro: Métodos estatísticos - inscrições; Dimensionamento amostral - inscrições.

Métodos estatísticos para gestão de risco e investimentos
No curso, os alunos vão aprimorar sua capacidade de análise de investimentos, utilizando ferramentas estatísticas no software R, de forma a obter auxílio na escolha dos ativos para compor sua carteira de investimentos. Serão abordados temas relativos à renda fixa e variável, como duration e convexidade, modelos para estimar volatilidade e construção de portfólios eficientes.

As aulas vão tratar também de conceitos básicos de investimento que são necessários ao entendimento das análises, aquisição, preparo e exibição dos dados, cálculo de métricas de risco úteis ao investidor para análise dos investimentos e estudo de uma carteira com base na teoria dos portfólios. A metodologia é enriquecida por exemplos práticos aplicados a ativos do mercado brasileiro. É desejável que os candidatos tenham conhecimento básico em software R e noções de investimentos.

São duas turmas, uma com início em dezembro e outra, em janeiro. Mais informações estão no site de inscrição do curso, que é gerenciado pela Fundep.

Dimensionamento do Tamanho de Amostra para Estudos
O curso versa sobre o dimensionamento de amostra ou cálculo amostral em diversas técnicas estatísticas sob o esquema de amostragem aleatória simples com/sem reposição, as quais são essenciais em estudos amostrais observacionais e experimentais. Desta forma, responde duas perguntas fundamentais na fase inicial do planejamento de um estudo: como selecionar os indivíduos? Quantos indivíduos?

O treinamento tem como objetivo fornecer aos participantes o conhecimento básico para o dimensionamento de amostra em diversas técnicas estatísticas, usando um software estatístico apropriado para tal fim. Isto é, cálculo amostral para estimação, testes de hipóteses e modelos lineares e uso de softwares livres.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG