UFMG oferta disciplinas em Formação Transversal em Direitos Humanos

A Formação Transversal em Direitos Humanos oferecerá, no primeiro semestre de 2021, dez disciplinas que visam contribuir para o fortalecimento de diálogos sobre os direitos humanos. As aulas serão ministradas no âmbito do Ensino Remoto Emergencial (ERE) por docentes da UFMG de diferentes unidades e departamentos.

Estudantes de graduação deverão se matricular, on-line, pelo Sistema de Gestão Acadêmica, na terceira fase da matrícula, ou seja, nos dias 12 e 13 de maio. Já os estudantes de pós-graduação devem requerer a matrícula até o dia 17 de maio. Membros da comunidade externa, sem vínculo com a UFMG, deverão requerer a matrícula, na modalidade disciplina isolada, até 20 de maio.

Disciplinas e professores

- Tópicos em Teoria Geral do Direito A: Direitos Humanos, mobilização e lutas sociais (Código DIT 047) – professora Juliana Cesario Alvim Gomes (Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito);

- Direitos Humanos e Lutas Sociais (Código UNI 084) – professora Marlise Míriam de Matos Almeida (Ciência Política);

- Direitos Humanos e Políticas Públicas B: Reabilitação Urbana e Moradia Social (Código UNI 093) – professor Daniel Gaio (Direito Público);

- Direitos humanos e políticas públicas B: Diálogos universitários em saúde mental (Código UNI 093) – professoras Janaina Soares, Renata Marques de Oliveira, Teresa Cristina da S. Kurimoto (Enfermagem Aplicada) e Maria Stella Brandão Goulart (Psicologia);

- Tópicos em Direitos Humanos – Perspectivas Contemporâneas A: Redes de Cuidado e Atenção em Direitos Humanos (Código UNI 110) – professor André Luiz Freitas Dias (Psicologia);

- Tópicos em Direitos Humanos – Perspectivas Contemporâneas A: Relações étnico raciais e modos de subjetivação (Código UNI 110) – professora Paula Rita Bacellar Gonzaga (Psicologia);

- Tópicos em Direitos Humanos – Perspectivas Contemporâneas A: Diálogos restaurativos (Código UNI 110) – professores Fernando Gonzaga Jayme (Direito e Processo Civil e Comercial) e Elisa Barroso Fernandes Tamantini (Professor voluntário);

- Tópicos em Direitos Humanos – Perspectivas contemporâneas A: Fundamentação em Direitos Humanos e a Proteção, Promoção e Reparação dos direitos das pessoas LGBT e de identidade de gênero (Código UNI 110) – professora Marcella Furtado de Magalhães Gomes (Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito);

- Tópicos em Direitos Humanos Perspectivas Contemporâneas B: Direito à existência, territórios e conflitos (Código UNI 111) – professores Maria Fernanda Salcedo Repolês (Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo o Direito) e André Luiz Freitas Dias (Psicologia);

- Tópicos em Processos de Ensino: Infâncias, pandemia e direito à educação (Código MTE 040) – professor Levindo Diniz Carvalho (Métodos e Técnicas de Ensino).

Formação com triplo enfoque

A Formação Transversal em Direitos Humanos oferece disciplinas que dialogam entre si por meio de um triplo enfoque: o estudo dos fundamentos históricos e filosóficos dos direitos humanos, o estudo dos direitos humanos no Brasil e a relação deles com as políticas públicas.

A formação surgiu a partir da organização de grupos de extensão, ensino e pesquisa de diversas áreas do conhecimento, para incluir disciplinas de direitos humanos na formação acadêmica. O objetivo é permitir que o estudante tenha acesso ao histórico de reivindicação e constituição dos direitos humanos, envolvendo as lutas e movimentos sociais, para explorar os conceitos teóricos aprendidos em intervenções práticas vinculadas ao seu percurso acadêmico ou área de atuação.

Para demais informações sobre as disciplinas, como carga horária, data e horário, bem como instruções sobre matrícula, consulte o Informativo sobre Matrícula para as atividades acadêmicas curriculares de Formação Transversal para 2021/1, disponível no site da pró-reitoria de Graduação.

Dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria das Formações Transversais pelo e-mail transversal@prograd.ufmg.br ou telefone 3409 6590.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG