UFMG organiza evento abordando a Psicologia com alma

Mesa-redonda reúne professores de importantes instituições nacionais para debater fenomenologia de Edith Stein; participação gratuita

Na quinta-feira, 12 de setembro, a UFMG realiza a mesa-redonda Psicologia com alma: a fenomenologia de Edith Stein, na qual será lançado o livro homônimo organizado pelo professor Miguel Mahfoud, da Psicologia UFMG. O evento acontece no Auditório Prof. Luiz Bicalho, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, campus Pampulha, às 19h30. A participação é gratuita e não é preciso fazer inscrição.

Organizada pelo Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (Laps) do Departamento de Psicologia, a mesa-redonda reúne os professores Cristiano Barreira (Universidade de São Paulo), Juvenal Savian Filho (Universidade Federal de São Paulo), Giovana Fagundes Luczinski (Universidade Federal de Pelotas), Maria Inês Castanha de Queiroz (Universidade Federal do Ceará) e Miguel Mahfoud. Será também uma comemoração ao segundo volume da coleção Obras de Edith Stein em português.

Mais informações: mmahfoud@fafich.ufmg.br e http://www.fafich.ufmg.br/a-fenomenologia-de-edith-stein-e-tema-de-eventos-na-fafich/.

Psicologia com alma

Partindo da crítica de Edmundo Husserl e Edith Stein à Psicologia sem alma, o conjunto de textos apresentado no livro aborda a fundamentação teórica para a construção de uma Psicologia com alma, aproximando o leitor da Antropologia Filosófica de Edith Stein nos temas considerados por ela como chave para essa empreitada.

Ao mesmo tempo, os diversos autores apontam diretrizes para os profissionais do campo psi, em sintonia com os desafios próprios da atualidade: o problema da alma na obra de Edith Stein; Corporeidade, sensações, sentimentos vitais e força vital; Força vital, com suas facetas de força vital orgânica, psíquica e espiritual; Motivação, vontade e liberdade; Núcleo da pessoa.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Mesa-redonda Psicologia com alma: a fenomenologia de Edith Stein

19h30