UFMG participa da competição estudantil Baja SAE Brasil 2020

Mais uma vez, a UFMG será representada na Competição Baja SAE Brasil- Etapa Nacional, que será realizada de 11 a 15 de março, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, Interior paulista, com provas dinâmicas. O carro da equipe Baja UFMG foi projetado por alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica.

Conforme o regulamento, o mesmo chassi pode ser utilizado por dois anos, porém, todo ano, a Baja UFMG realiza diversos novos projetos para o carro, configurando-o como um novo veículo. “Para essa competição iremos utilizar nosso novo veículo, chamado de ML20”, conta o presidente da equipe, Guilherme Castanha De Queiroz.

“Nosso carro é um veículo muito bom em transpor grandes obstáculos e em realizar manobras e curvas, devido a um projeto de esterçamento passivo das rodas traseiras, um projeto inovador dentre as equipes de Baja no Brasil. Além disso, possuímos uma eletrônica embarcada bem avançada no veículo”, acrescenta o presidente, que é aluno de Engenharia Mecânica, membro de direção e chefe de design da equipe.

“A competição conta com etapas demonstrativas sobre o projeto do veículo, como o desenvolvimento de um relatório e etapas de apresentação sobre cada subsistema da equipe, que é dividida em: cálculo estrutural, direção, freios, suspensão, powertrain, gestão e apresenta-se, também, sobre design e ergonomia e vendas e marketing. Quanto às provas dinâmicas, ocorre uma avaliação de conforto do veículo, etapas de aceleração e retomada, manobrabilidade, suspensão, tração e uma prova que envolve ‘rachas’ com outras equipes”, explica Guilherme De Queiroz. A última etapa é um enduro, com a duração de quatro horas.

As expectativas para a competição são as melhores. “A equipe está confiante para a sua 23ª competição nacional. Isso tendo em vista todo o trabalho que foi feito ao longo da temporada. Novos projetos foram desenvolvidos e outros aprimorados, aumentando o desempenho e confiabilidade do nosso protótipo. A equipe encontra-se satisfeita por ter cumprido os prazos estipulados, sendo capaz de projetar, fabricar e testar todos os projetos escolhidos para a temporada. Além disso, a equipe está orgulhosa por manter a tradição de bons relatórios, estando classificada em segundo lugar nessa prova. Desse modo, a equipe espera bem representar a UFMG, voltando ao topo da competição e alcançando o seu terceiro título nacional”, diz o presidente da Baja UFMG.

A Baja UFMG participa das competições nacionais desde 1997 e foi campeã nacional duas vezes e cinco vezes campeã da etapa Sudeste. Os últimos resultados foram 2º lugar na etapa Sudeste e 13º na etapa nacional.

A equipe é orientada pelo professor Fabrício Pujatti, responsável por auxiliar em questões burocráticas e no desenvolvimento de projetos. Outros professores dão o suporte necessário em testes e tiram as dúvidas dos alunos. “Realizamos todo o projeto do veículo, desde a sua concepção até a sua fabricação, como soldagem e usinagem, possuindo membros que recebem treinamentos para exercerem tais atividades”, ressalta Guilherme De Queiroz.

Baja UFMG

Fundado em 1997, trata-se de um projeto extracurricular da UFMG, formado por alunos de engenharia, que visa projetar, desenvolver e construir veículos baja – protótipos off-road. O intuito do projeto, além de participar das competições Baja SAE regional, nacional e internacional, é permitir a expansão do conhecimento adquirido em sala de aula, além de promover convivência com ferramentas de projeto utilizadas em indústrias.

Atualmente, a equipe é formada por 28 membros, distribuídos em diferentes núcleos de atuação, que abrangem as seguintes engenharias: Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e  Produção.

Baja SAE 2020

Ao todo, participarão da 26ª edição do evento mais de mil estudantes de engenharia de todo o Brasil. A competição contará com a participação de 73 equipes, de 13 Estados e do Distrito Federal, que representam 63 instituições brasileiras de ensino superior. A região Sudeste lidera com 46 equipes inscritas, com representantes de quatro estados, os quais integram 43 instituições de ensino superior, são 22 de São Paulo, 13 de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo.

Com início em 1995, mais de 17 mil universitários já passaram pelos desafios da Baja SAE Brasil, por meio de provas estáticas e dinâmicas, com carros projetados e construídos pelos próprios universitários, sob a orientação de professores.

As provas são eliminatórias, assim, vence a equipe que chegar na frente em cada etapa, até o final. Para participar, os carros devem ter sido aprovados em todos os quesitos de segurança. As três universidades que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas na etapa nacional representarão o Brasil na competição mundial Baja SAE Illinois, nos Estados Unidos, que ocorrerá de 3 a 6 de junho, pela SAE International.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG