UFMG participa de ciclo de debates promovido pela Confederação Nacional da Indústria

Nesta sexta-feira, em encontro da CNI, a Universidade apresentará o processo de implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais da engenh

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Nacional de Educação (CNE), promove um ciclo de debates sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Engenharia que, nesta sexta-feira, 16 de outubro, conta com a participação do vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira. Durante o evento, que começará às 10 horas, o vice-reitor apresentará a experiência da UFMG na implantação das novas DCNs.

“Pretendo mostrar como a UFMG, a Escola da Engenharia e o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), que oferece três cursos de engenharia em Montes Claros, vêm construindo esse processo de implantação das novas DCNs. A UFMG tem projetos inovadores na área de educação e engenharia. Vou falar um pouco disso e também das normas acadêmicas da graduação, que foram muito importantes para ajudar os cursos a prepararem as suas diretrizes curriculares”, antecipa o vice-reitor, que dirigiu a Escola de Engenharia de 2014 a 2018 e vem se dedicando nos últimos anos à área de educação em engenharia, com ênfase em inovação e empreendedorismo na formação do engenheiro.

Além do vice-reitor da UFMG, participarão do evento a professora Andreia Malucelli, diretora da Escola Politécnica da PUC-PR, o professor Luiz Fernando Paullillo, diretor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar, e os arquitetos de produto Denny Hua Jong e Felipe Botta Tarallo, que trabalham na Whirlpool, empresa do ramo de eletrodomésticos detentora das marcas Brastemp e Consul.

Evolução

“As novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia, homologadas em 2019, são consideradas uma evolução em relação às anteriores, instituídas em 2002. Elas são fruto de amplo processo de discussão”, afirma Alessandro Fernandes. Segundo o vice-reitor, elas trazem avanço para os projetos pedagógicos, pois propiciam uma visão de currículos mais focados no desenvolvimento de competências do que simplesmente em conteúdo.

“Essa é uma mudança importante: ela agrega mais flexibilidade ao currículo e permite uma adaptação talvez mais rápida do egresso de engenharia às demandas do mercado, ou mesmo [às demandas] das instituições de pesquisa", explica o vice-reitor, que também indica, entre os avanços das novas diretrizes, o fomento à criação de formações complementares nos cursos de graduação e de sistemas de acompanhamento dos egressos.

A série debates da CNI

O ciclo de debates sobre as novas DCNs de Engenharia é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Nacional de Educação (CNE). O encontro pode ser assistido no canal do YouTube da CNI:

As apresentações dos dois encontros anteriores, que também puseram em diálogo representantes do mercado e das instituições de ensino e pesquisa, estão disponíveis no site do Grupo de Trabalho para o Fortalecimento da Engenharia, sediado no Portal da Indústria.

Ainda está previsto um quarto encontro para as discussões sobre a implantação das novas DCNs de engenharia. Este último evento está agendado para o próximo dia 30.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG