UFMG participa de pesquisa nacional sobre mobilidade da população idosa durante pandemia do Covid-19

Pesquisadores da UFMG em parceria com profissionais de diferentes universidades brasileiras se reuniram em uma rede de pesquisa denominada Remobilize (Rede de Estudos em Mobilidade no Envelhecimento), sob a coordenação da professora Mônica Perracini da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), para conduzir um estudo sobre o impacto da pandemia do coronavírus na mobilidade de pessoas idosas. A pesquisa será realizada por meio de questionários on-line e podem ser respondidas pelo link: (https://pt.suveymonkey.com/r/Remobilize_Inicial). Podem participar todas pessoas com idade a partir dos 60 anos.

A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) impõe enormes desafios para toda sociedade com relação as vivências do cotidiano. Dentre os mais afetados estão as pessoas idosas. Além do risco para o desenvolvimento das formas mais graves da Covid-19, os idosos precisam lidar com as recomendações de distanciamento e isolamento social. O Projeto Remobilize visa identificar os impactos desse período de isolamento social na mobilidade dos idosos: quais serão estas trajetórias da mobilidade ao longo dos próximos meses, ao longo do curso da pandemia? De quais fatores irá depender essa recuperação dos níveis de mobilidade pré-pandemia?

As docentes do Departamento de Fisioterapia, Daniele Sirineu Pereira e Lygia Paccini Lustosa e a discente Patrícia Parreira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, fazem parte desta Rede. Mais informações pelo site: (https://remobilize.com.br/).

Além dos pesquisadores da UFMG participam do estudo profissionais da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Faculdade de Medicina de Jundiaí – FMJ; Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL; Centro Universitário Leão Sampaio; Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu - CESUFOZ; Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG; Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Universidade Federal do Amazonas – UFAM/ISB; Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Universidade Estadual do Rio de Janeiro – PGCM/UERJ; Centro Universitário do Sul de Minas – Grupo UNIS; Neuroscience Research Australia (NeuRA); União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB; Faculdade FACIPE – CPA e a Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

(31) 3409-2339 / 9 7537-0084