UFMG participa de reunião da SBPC que vai tratar de sustentabilidade, tecnologias e integração social

A 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 3 a 9 de julho, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), terá a participação de vários professores e pesquisadores da UFMG.  Conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões especiais e assembleias vão tratar, sobretudo, da inserção da ciência no cotidiano dos cidadãos e defender a valorização da produção científica nacional. O tema é Sustentabilidade, tecnologias e integração social e serão abordados tópicos como sustentabilidade, doenças (como dengue, chikungunya e zika), câncer infantil, sementes, legislação de internet, energia nuclear e ética em pesquisas com humanos.

UFMG na reunião
Professores e pesquisadores da UFMG participarão de diversas mesas-redondas e conferências durante o evento. Karla Balzuweit, do Departamento de Física, irá ministrar a palestraMicroscopia: muito mais que uma grande lupa, e o minicurso Introdução à Microscopia eletrônica, no qual pretende oferecer uma visão geral de análises morfológicas, químicas e cristalográficas obtidas da literatura e por meio de um microscópio eletrônico.

A professora Maria das Graças Lins Brandão, da Faculdade de Farmácia e coordenadora do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Ceplamt), participa das mesas-redondas Popularizando a ciência em um mundo globalizado e Como divulgar os estudos científicos com plantas medicinais, nas quais a pesquisadora abordará os desafios da divulgação cientifica para o mundo globalizado.

Eduardo Fleury Mortimer, da Faculdade de Educação, vai coordenar a mesa Base nacional comum curricular (BNCC) para a educação básica, na qual será discutida a segunda versão do BNCC. A outra mesa da qual faz parte tem como tema Escola e formação de cientistas: que relação é esta?, que discute a questão da escola básica como uma experiência que não deve se pautar pela formação do cientista, mas pela formação do cidadão.

Professor do Departamento de Educação Física e Pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, Tarcísio Mauro Vago participará da mesa-redonda Rádio e educação: do meb à web, na qual apresentará o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, que busca o enriquecimento da formação de professores e de agentes sociais por meio da divulgação científica, artística e cultural.

Conheça a programação e outras informações sobre a Reunião.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Serviço