UFMG promove 1ª Semana de Extensão do Curso de Ciências Biológicas

Atividade marca início de parceria que pretende cultivar interesse pela ciência entre os alunos da rede pública

O Instituto de Ciência Biológicas (ICB) da UFMG recebeu na quarta-feira, 12 de abril, a coordenadora do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), professora Aparecida Alves Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Belo Horizonte, para a abertura oficial da 1ª Semana de Extensão do Curso de Ciências Biológicas – Dando um clic na ciência. O evento termina nesta sexta-feira, dia 14.

A atividade marca o início de uma parceria que pretende contribuir para a formação dos estudantes do ICB-UFMG e para cultivar o interesse pela ciência entre os estudantes da rede pública.

O professor Ricardo Gonçalves, diretor do ICB, parabenizou a iniciativa do colegiado do curso de Ciências Biológicas de estreitar os laços com a Smed, trazendo ao ICB professores e alunos das escolas públicas do município para compartilhar a produção científica dos estudantes do Instituto. A professora Aparecida Alves Oliveira, por sua vez, disse que conta muito com o ICB para a formação dos educadores e para o processo de inovação dos laboratórios de ciências da rede.

Também estiveram presentes a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Maria José Batista Pinto Flores, e a pró-reitora de Extensão, professora Claudia Andréa Mayorga Borges. A primeira destacou a incidência na reforma da graduação. “Essa formação ganha sentido também para a escola básica, no que diz respeito à formação dos estudantes que entram para a universidade”, afirmou. A segunda reforçou a prioridade conferida pela universidade ao diálogo com a educação básica. “Essa parceria pode ter o efeito de conectar os nossos estudantes com os reais problemas e riquezas da sociedade brasileira”, afirmou.

(Texto de Dayse Lacerda

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG