UFMG promove 1º Seminário Internacional do Coletivo Marta: Mídia e diversidade no esporte

Mesa de abertura contará com atletas de renome, incluindo Byanca Brasil, atacante do Cruzeiro e da seleção brasileira

O 1º Seminário Internacional do Coletivo Marta: Mídia e diversidade no esporte acontece na próxima semana, de 23 a 25 de setembro, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, campus Pampulha. O objetivo do evento é fomentar o debate sobre esporte e diversidade, particularmente com foco no papel da mídia esportiva em um cenário em transformação, mas ainda altamente excludente. O seminário terá palestras, mesas redondas e grupos temáticos. As inscrições são gratuitas e vão até domingo, 22 de setembro.

A programação contará com a presença de atletas, profissionais do mercado de comunicação esportiva, gestores esportivos, pesquisadores, representantes de coletivos e movimentos de torcedores, estudantes de graduação e pós-graduação. 

Destaques da programação

Mesa de abertura, na segunda, dia 23, às 20h30: presença da atacante do Cruzeiro e da seleção brasileira Byanca Brasil; da atleta do parataekwondo e medalhista de ouro em Paris 2024 Carolina Moura, atleta do CTE/UFMG; e da oposta Kisy Nascimento, do Gerdau/Minas e da seleção brasileira.

Mesa na terça, dia 24, às 9h: presença de Silvana Goellner, professora aposentada da UFRGS e atualmente professora visitante na UFPel, uma das principais pesquisadoras brasileiras sobre esporte e gênero, com vasta produção acadêmica na área e curadora de diversas exposições no Museu do Futebol em São Paulo, incluindo a recente Rainhas de Copas (2023).

Mesa na terça, 24, às 11h: presença de Breiller Pires, jornalista da ESPN, Jordana Araújo, comentarista do SporTV, e Carol Teixeira, jornalista da equipe de comunicação do Atlético-MG.

Exibição na noite de terça, 24, do aclamado As Primeiras, documentário que retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Na sequência, Aira Bonfim, consultora da obra, falará do filme e lançará seu livro Futebol Feminino no Brasil, entre festas, circos e subúrbios, uma história social (1915-1941) (2023), semifinalista do prêmio Jabuti Acadêmico de 2024.

Mesa na quarta, 25, às 11h: presença de representantes de coletivos de torcedoras/es LGBTQIA+, progressistas e de mulheres, incluindo Grupa Galo, Marias de Minas, Resistência Alvinegra e Resistência Azul Popular.

Mesa de encerramento na quarta, 25, às 19h: presença da pesquisadora australiana Kim Toffoletti (Deakin University), uma liderança acadêmica importante no estudo das mulheres e esporte, tendo sido pioneira ao pesquisar redes sociais no campo da sociologia do esporte e ao adotar perspectivas transnacionais e feministas para compreender os desafios emergentes da crescente visibilidade às modalidades esportivas femininas. 

Programação completa aqui.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG