UFMG promove curso de extensão gratuito sobre ética animal

O Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG e o Departamento de Filosofia da UFMG promovem o curso de extensão Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos. A formação é gratuita e aberta a estudantes e comunidade interessada no assunto. As aulas serão ministradas entre os dias 6 de setembro e 25 de outubro, de maneira híbrida. As inscrições estão abertas até 1º de setembro, por meio de formulário eletrônico. Caso as vagas sejam preenchidas antes do prazo, o formulário irá se encerrar automaticamente.

A proposta de curso de extensão constitui uma parceria entre os Departamentos de Fisioterapia, de Filosofia e de Direito da UFMG e a organização Ética Animal, representada por Luciano Carlos Cunha, também responsável pela disciplina. As aulas serão divididas em três encontros presenciais, seis encontros remotos síncronos e os demais assíncronos, totalizando 30 horas/aula. Ao final do curso os alunos deverão ter entregue oito questionários respondidos para comprovação de aproveitamento e emissão do certificado de conclusão.

Coordenado pelo professor Rogério Antônio Lopes, do Departamento de Filosofia da UFMG, e pela professora Daniela Vaz, do Departamento de Fisioterapia da UFMG, o curso é voltado para pessoas que tenham interesse em adquirir uma noção básica sobre os principais argumentos discutidos na área da ética animal. Através da análise crítica desses argumentos, é possível ter uma compreensão clara das definições dos conceitos centrais da área e diferenciar posições divergentes que são frequentemente confundidas.

O objetivo do curso é introduzir os aspectos centrais em ética animal, tanto as questões clássicas quanto o que vêm sendo discutido na atualidade. Também é esperado que os alunos tenham uma noção básica de como as principais teorias da ética normativa abordam a questão dos animais não humanos. A metodologia utilizada será: leitura de textos, aulas expositivas e participação dos estudantes por meio de perguntas e discussão dos tópicos.

Programação do curso:

05/09 - Aula 1: Conceitos centrais e discussão sobre as defesas do especismo

06/09, às 19h - Live 1

12/09 - Aula 2: Argumentos gerais a favor da consideração dos seres sencientes e detalhamento da definição de especismo

13/09, às 19h - Live 2

19/09 - Aula 3: Objeções à consideração pelos seres sencientes - parte 1

26/09 - Aula 4: Objeções à consideração pelos seres sencientes - parte 2 | Discussão sobre o dano da morte e a magnitude do dano da morte

27/09, às 19h - Live 3 e encontro presencial na UFMG

03/10 - Aula 5: Ambientalismo x consideração pelos animais

04/10, às 19h - Live 4

10/10 - Aula 6: A situação dos animais selvagens e os danos naturais - parte 1

17/10 - Aula 7: A situação dos animais selvagens e os danos naturais - parte 2

18/10, às 19h - Live 5

24/10 - Aula 8: Que problemas priorizar e que estratégias adotar?

25/10, às 19h - Live 6 e encontro presencial na UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

http://www.eeffto.ufmg.br/