UFMG promove curso para catadores sobre desmontagem de aparelhos eletroeletrônicos

Quinze catadores de lixo reciclável, representantes de associações legalizadas,  estão aprendendo, na Escola de Engenharia da UFMG, a desmontar aparelhos eletroeletrônicos. O objetivo é promover a redução do volume de lixo e criar mais uma alternativa de geração de renda para os catadores, já que as peças podem ser comercializadas.

O curso, de 40 horas-aula, termina nesta quarta-feira, 25 de maio, no laboratório do Departamento de Engenharia de Materiais, no campus Pampulha.

Os alunos, que vão atuar como multiplicadores, estão sendo orientados por profissionais do Instituto Gea, ONG de São Paulo. Eles lidam principalmente com computadores, impressoras, nobreaks e monitores.

De acordo com o professor Rafael Tobias Barros, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, que fez a intermediação para a realização do curso, a desmontagem elimina o perigo que algumas peças representam misturadas a outros detritos. “Além disso, ao trazer os catadores para seus espaços, a UFMG está promovendo inclusão e cumprindo a lei, que determina a instituições o encaminhamento correto de resíduos.”

Agência de Noticias UFMG

Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental

Curso para catadores sobre desmontagem de aparelhos eletroeletrônicos

Até 25 de maio de 2016