UFMG promove Domingo no Campus no dia 12 de março

Com uma programação elaborada pela comunidade universitária dedicada a calouros e familiares, o programa Domingo no Campus promove, no próximo dia 12 de março, sua primeira edição em 2017. Brincadeiras e atividades esportivas e de lazer vão ocupar o bosque da Escola de Música, o gramado da Reitoria e a Praça de Serviços.

Um bate-papo na Praça de Serviços, das 9h30 às 10h30, sobre línguas, músicas e gastronomia africanas dá início às atividades. Conduzida pelo estudante de economia Abdoul Razack, natural da República do Benim, a atividade Ifêculture – África pretende promover o diálogo entre identidades culturais distintas. "A UFMG reúne alunos de várias nacionalidades. Estamos aqui para conhecê-los e compartilhar o que aprendemos nos nossos países de origem", justifica.

Logo depois, das 11h às 12h, o público poderá participar de um aulão de zumba, comandado por Celsiane Vieira, estudante de pós-graduação da Escola de Ciência da Informação (ECI).

Kung-fu e reanimação
No gramado da Reitoria, duas atividades vão começar às 9h. Os universitários Kevin Rodrigues e Cecília Fiorini farão uma introdução ao kung-fu para pessoas acima de 12 anos. A atividade, que segue até as 10h30, inclui aquecimento, posturas e exercícios básicos de ataque e defesa.
No mesmo local, a estudante Ana Luíza Giacon, que integra o Laboratório de Simulação da Faculdade de Medicina, vai oferecer ao público um treinamento de reanimação cardiopulmonar, que se estende até o meio-dia.
De 9h às 12h, no Bosque da Escola de Música, pessoas de todas as faixas etárias poderão participar de atividades recreativas e de lazer coordenadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e Lazer. No mesmo horário, a atividade A arte do brincar: jogos e brincadeiras, ministrada pelo grupo Serelepe, da Escola de Belas Artes, tem o objetivo de reinventar brincadeiras antigas como rouba-bandeira e pega-pega.
A maioria das atividades que integram a programação foi sugerida pela comunidade universitária. Foram enviadas 39 propostas por servidores, docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFMG; seis delas foram aprovadas.
A sugestão de incorporar o Domingo no Campus à programação de recepção aos calouros partiu de um grupo de alunos do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Uma das seis atividades aprovadas na chamada foi sugerida pelo próprio grupo, que vai realizar um piquenique, das 10h às 11h, no espaço entre o ICEx, a Praça de Serviços e o Instituto de Ciências Biológicas.

Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.

O Boletim UFMG traz matéria sobre o evento na sua última edição, disponível no portal UFMG.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG