UFMG promove encontro com Eliane Opoxina sobre ações de saúde na Terra Indígena Yanomami

Enfermeira indígena tem vasta experiência em defesa da etnia no norte do país

Nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, a UFMG receberá a enfermeira Eliane Clara Opoxina, atuante no Distrito Sanitário Indígena Especial (Dsei) Yanomami. Com o tema Ações de saúde na Terra Indígena Yanomami: relato de experiências, o encontro será no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha, das 14h30 às 17h30. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Natural de Barbacena (MG), Opoxina trabalha há dez anos em apoio a indígenas da etnia Yanomami e atuou nos momentos críticos da crise humanitária enfrentado pela etnia no Norte do país em janeiro de 2023.

Atividade inaugural
O encontro inaugura as atividades públicas do Programa de Extensão em Direitos Humanos, Educação e Saúde Yanomami/Ye’kwana.

A iniciativa compreende uma rede interinstitucional lançada recentemente pela UFMG, por meio da Universidade dos Direitos Humanos (UDH/Proex), para desenvolver projetos articulados de educação e saúde com essas populações.

A rede é formada por uma entidades e instituições como a Hutukara Associação Yanomami (HAY), a Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME), o Instituto Socioambiental (ISA) e outras universidades federais.

O Grupo de Trabalho (GT) da UFMG à frente do programa é integrado por docentes e discentes da Faculdade de Educação (FaE), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG