UFMG promove encontros on-line de escrita criativa e autobiográfica para pessoas LGBTQIA+

Ação integra projeto de extensão “Toda pessoa é invenção”, realizado em parceria com o Centro de Referência LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte

O Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec), pertencente ao Departamento de Comunicação Social da UFMG, está com inscrições abertas ao público para a ação Quem conta a ‘sua’ história? - Encontros on-line de escrita criativa, destinada a pessoas LGBTQIA+. Os encontros serão realizados on-line pelo aplicativo WhatsApp no período de 6 e 13 de dezembro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de dezembro pelo site www.neepec.com.br. Mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas pelo e-mail neepec.ufmg@gmail.com

A população LGBTQIA+ tem sua existência invisibilizada ou estigmatizada por narrativas elaboradas por terceiros. Dessa forma, o Núcleo de Estudos Neepec vem desenvolvendo desde março de 2021 o projeto de extensão Toda pessoa é invenção, em parceria com o Centro de Referência LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte. O projeto busca criar alternativas para pessoas pertencentes a essa população conduzirem escritas próprias à sua existência, incentivando outras formas de visibilidade social. Como produto final, os textos produzidos nos encontros, com as autorizações de seus autores e autoras, serão reunidos em dois produtos editoriais digitais: uma antologia em formato e-book com distribuição gratuita e uma série de podcasts a serem veiculados na Rádio UFMG Educativa, mídias sociais e em plataformas digitais.

Coordenado pelos professores Juarez Guimarães Dias e Carlos Mendonça (Comunicação Social), com a participação de estudantes bolsistas selecionados pelo Edital Democratizar da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, e com a colaboração dos artistas Gabriel Castro Cavalcante e Marco Amaral, o projeto é sediado pelo Neepec, que tem sido espaço de acolhimento de estudantes e pesquisadores LGBTQIA+.

Para o professor Juarez Guimarães Dias, a experiência de trabalho totalmente realizada por um aplicativo de mensagens instantâneas é um desafio e ao mesmo tempo oportunidade de acessibilidade: “Inspirados por aspectos da Pedagogia Digital Crítica e por nossas experiências no Ensino Remoto Emergencial, estamos desenvolvendo metodologias que possam abarcar a diversidade e envolver os/as  participantes. Não é uma oficina, é uma plataforma de desenvolvimento coletivo de histórias pessoais em que trabalhamos também a escuta e a empatia”.

Amparados no compromisso da Universidade Pública com uma sociedade mais humana, justa, inclusiva e menos desigual, o projeto tem por objetivo principal criar, através das escritas de si, autobiográficas e performativas, dispositivos de visibilidade da existência de pessoas LGBTQIA+, buscando contribuir para seus processos de reconhecimento e de luta por respeito e cidadania; bem como colaborar com processos de inclusão social e reconhecimento dos direitos humanos de pessoas pertencentes a essa população. O título do projeto é inspirado na videofoto performance Toda pessoa é invenção, criada e realizada pelo professor Juarez Guimarães Dias e pelo ator-pesquisador Gabriel Castro Cavalcante. Com a performance, os autores esperam mostrar que, assim como as narrativas, toda pessoa é uma invenção de si mesma, pois viver é construir-se, ficcionar-se, elaborar-se.

Currículos

Juarez Guimarães Dias

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG, professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFMG) e co-coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do performático e Experiência Comunicacional (Neepec). É dramaturgo e encenador, doutor em Artes Cênicas (Unirio) com estágio-sanduíche na Universidade de Lisboa, mestre em Literatura (PUC-Minas) e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Uni-BH). Publica textos no seu blog Escrita em progresso e é autor de Narrativas em cena: Aderbal Freire-Filho (Brasil) e João Brites (Portugal) (Móbile Editorial/ Faperj) e O fluxo metanarrativo de Hilda Hilst em Fluxo-floema (Annablume). No teatro, tem trabalhos reconhecidos como a Peça-jogo-festa #Criança, A Paixão de Tito, A Obscena Senhora H, Freddie Rock Star – The Show Must Go On!, EuCaio, Marilyn Monroe.doc e #tudodenós. Suas pesquisas versam sobre autoficção e narrativas de si, gênero e sexualidade, performance, performatividade e teatralidade, redes sociais digitais e publicidade e propaganda.

Carlos Mendonça

Professor associado do Departamento de Comunicação Social da UFMG, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-Minas), mestre em Comunicação Social (UFMG) e doutor em Comunicação e Semiótica pela (PUC-SP). Pós-doutorado realizado na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Desenvolve pesquisas com foco na relação entre comunicação e estudos de gênero, performance, corpo, homossexualidade masculina e propaganda, com financiamentos do CNPq e da Fapemig. Para além de artigos em periódicos, capítulos de livros e livros organizados, no Brasil e no exterior, é autor do livro E o verbo se fez homem. Corpo e Mídia. Membro da equipe de pesquisadores do projeto de cooperação internacional UFMG/Universidad Complutense de Madrid. Bolsista Produtividade.

Serviço:

Quem conta a sua história? - Encontros on-line de escrita criativa

6 a 13 de dezembro de 2021 pelo WhatsApp

Inscrições: até 5 de dezembro pelo site www.neepec.com.br

Informações: neepec.ufmg@gmail.com--

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

'Quem conta a sua história? - Encontros on-line de escrita criativa'

6 a 13 de dezembro de 2021