UFMG promove escola de primavera das Ciências Farmacêuticas

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Faculdade de Farmácia da UFMG vai realizar, de 16 a 20 de setembro, a primeira edição da Escola de primavera do PPGCF. O evento acontece das 14h às 19h30, na Faculdade de Farmácia, campus Pampulha. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla até 14 de setembro.

O evento tem a proposta de promover um encontro entre pesquisadores das diversas áreas das Ciências Farmacêuticas, apresentando e discutindo os principais avanços, as perspectivas da pesquisa científica e sua contribuição para a sociedade.

Outras informações pelo e-mail sincifar@gmail.com

Programação:
16 de setembro - segunda-feira
14h: abertura
14h20: palestra de abertura - A importância da Pós-graduação stricto sensu para o desenvolvimento socioeconômico do país, com o professor Armando da Silva Cunha Júnior.
17h: minicursos - Materiais inovadores para o preparo de amostras biológicas, com o doutorando Pedro Henrique Reis; Do medicamento ao paciente, com o doutorando Carlos Eduardo de Oliveira Pereira.

17 de setembro - terça-feira
14h: minicursos - Produtos naturais no desenvolvimento de fármacos anti-inflamatórios e citotóxicos, com as mestrandas Gabriela Ramos, Maria Beatriz de Oliveira Rabelo e Alessandra Caroline Montes Frade; Farmacologia da dor e analgesia, com o doutorando Alysson Vinícius Braga.
17h30: minicursos - Estudos farmacocinéticos pré-clínicos: avaliação de permeabilidade empregando técnicas in vitro, com o professor José Eduardo Gonçalves; Tópicos em neuroproteção: produtos naturais aplicados no tratamento de doenças neurodegenerativas e Zika, com o mestrando Wellerson de Oliveira Carneiro Júnior e a doutoranda Rosângela Santos Pereira.

18 de setembro - quarta-feira
14h: minicursos - Do medicamento ao fármaco: como são e o que fazem, com o professor Ricardo José Alves; Nanotecnologia farmacêutica: desenvolvimento ao produto final, com a mestranda Raphaela Ariany dos Santos Silva e a doutoranda Renata Salgado Fernandes.
17h30: apresentações orais
19 de setembro - quinta-feira
14h: minicursos - Fitoterápicos: do desenvolvimento à aplicação terapêutica, com a doutoranda Juliana Mendes Amorim; Cristalografia e suas aplicações em análises farmacêuticas, com o doutorando Luan Farinelli Diniz.
16h: palestras - Construção e validação de modelos preditivos para atividade biológica, com o professor Vinícius Gonçalves Maltarollo; Maconha, canabidiol e perspectivas terapêuticas, com o mestrando Gabriel Vitor de Lima Marques.
17h30: apresentações orais.

20 de setembro - sexta-feira
8h: minicurso - Planejamento experimental aplicado à pesquisa e desenvolvimento na área farmacêutica, com a professora Márcia Cristina Breitkreitz.
14h: minicursos - Imagens de bases moleculares, com o professor Valbert Nascimento Cardoso; Similaridade molecular no planejamento e descoberta de fármacos, com a professora Nelilma Correia Romeiro.
18h: palestra de encerramento e premiações - Planejamento racional de inibidores de proteases para tratamento de doenças negligenciadas, com a professora Rafaela Salgado Ferreira.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG