UFMG promove evento que discute relações entre divulgação científica, mídias e arte

O ACS Student Chapter UFMG, grupo vinculado à American Chemical Society, que atua no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG, promove o 2º divulgAÇÃO: jornada de divulgação científica. O evento virtual será aberto ao público e ocorrerá entre os dias 27 e 30 de abril.

divulgAÇÃO será dividido em duas etapas, sendo a primeira teórica e a segunda de teor prático. O conteúdo do evento ficará disponível por um período limitado no canal do evento na plataforma YouTube: Os vídeos assíncronos poderão ser acessados até o dia 2 de maio, enquanto as mesas-redondas permanecerão no ar até às 16h do dia posterior de cada transmissão.

Etapa teórica

No primeiro dia, 27, haverá uma discussão acerca da divulgação científica nas mídias sociais. Os convidados são Adlane Vilas Boas, atuante como produtora de programas de divulgação científica; Camila da Silva, doutora em Educação para a Ciência pela Unesp de Bauru; Vinício Francisco, divulgador científico do podcast Quimicast, e Verônica da Costa, participante de diversos projetos de divulgação científica em instituições de ensino.

No segundo dia, 28, será discutido o diálogo entre a arte e a divulgação científica. São convidados Silvio Bento, coordenador do Núcleo de Comunicação da Fiocruz Minas; Marcos Moreira, integrante do Grupo de Teatro Científico Ciência na Cabeça-UFMG; Marco Merlin, produtor de quadrinhos de divulgação científica; Luísa Reis, bióloga e mestra em Zoologia, e Pedro Marques, diretor de comunicação do Núcleo de São Carlos da ONG Engenheiros sem Fronteiras.

Desafio prático

A segunda etapa será realizada nos dias 29 e 30 de abril, em formato de desafio. Quatro equipes ficarão responsáveis por trabalhar com temáticas variadas e terão de solucionar problemas propostos pelos tutores do evento.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever pelo site. Para obter certificado, além de inscrito, o participante terá de cumprir ao menos 75% da carga horária do evento e preencher as listas de presença postadas na descrição dos vídeos.

Mais informações podem ser obtidas no Instagram (@divulgacaochapter) ou solicitadas pelo e-mail chapterufmg.divulgaciencia@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG