UFMG promove 'III Colóquio Internacional Mascaramento na Cena Expandida'
Inscrições de resumos abertas até 2 de maio; evento será híbrido, com partes on-line e atividades presenciais em Crato, no Ceará
O Laboratório de Pesquisa em Atuação (Lapa), da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, tem o prazer de divulgar a chamada para participação no III Colóquio Internacional Mascaramento na Cena Expandida – Criação e Transmissão de Saberes, a ser realizado entre os dias 25 e 27 de maio, de modo híbrido (virtual e presencial). Inscrições de resumos aqui, até o dia 2 de maio, e inscrições para ouvintes abertas sem prazo final, disponíveis neste link.
As atividades presenciais do III Colóquio serão realizadas em parceria com o III Festival Internacional de Máscaras do Cariri, na cidade do Crato, estado do Ceará, Brasil. Nesta terceira edição, a organização deseja conhecer e conversar mais sobre os processos criativos e formativos relacionados ao mascaramento, renovando conexões afetivas e profissionais, e promovendo diálogo com culturas e manifestações diversas que trazem, com elas, formas de mascaramentos.
Mascaramento
O ato do mascaramento se apresenta no fazer cênico e nas sociedades. A máscara, termo que indica, historicamente, um objeto específico, escultórico, cujo rosto pode portar, também pode ser compreendida de modo ampliado, em suportes para além do rosto, como o corpo todo ou mesmo um espaço externo, confeccionada ou organizada com materiais distintos, sinalizando a sua complexidade de formas, procedimentos, expressões e sensibilidades. Assim, no tempo contemporâneo, percebemos uma pluralidade de mascaramentos em cenas expandidas e também nas sociedades. Como as máscaras se manifestam? O que as máscaras nos falam? O que elas nos ensinam? O que elas revelam na relação conosco? Que mascaramentos se apresentam hoje?