UFMG promove IV Encontro Latino-americano e VII Simpósio de Pesquisas do Projeto Cavas

Estão abertas até o dia 8 de abril, as inscrições para participação, como ouvinte, do IV Encontro Latino-americano e do VII Simpósio de Pesquisas do Projeto Cavas/UFMG: Traumatismos da vida cotidiana. As inscrições devem ser feitas on-line no site da Fundep ou presencialmente, na loja da Fundação, na Praça de Serviços da UFMG, no campus Pampulha, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados. Informações sobre as inscrições pelo telefone (31) 3409-4220. Mais informações sobre o encontro e o simpósio no site do evento.

O evento, voltado para estudantes e profissionais da psicologia e áreas afins, tem como objetivo abrir a lente do foco da violência sexual infantojuvenil e dar visibilidade à interpenetração e complementariedade da violência em seu entorno, e que também aprisiona o psiquismo e os corpos de suas vítimas: a violência que encontra-se nas origens, nas instituições, nas políticas públicas e nas mídias virtuais. 

Para ampliar o debate e a difusão do conhecimento, o evento de 2019 irá apresentar, além das pesquisas realizadas pelo Projeto Cavas/UFMG, o trabalho de profissionais e pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, envolvidos com o estudo das diversas faces da violência e de seus efeitos individuais, coletivos e políticos. O objetivo é gerar novas pesquisas, metodologias e intervenções sociais.

Projeto Cavas/UFMG
O Projeto Cavas/UFMG – Projeto de pesquisa e extensão com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, foi implantado no Departamento de Psicologia da UFMG, em 2005, pela professora Cassandra Pereira França, visando atender à crescente demanda de atendimento psicológico às vítimas de violência sexual que eram encaminhadas ao Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), do Departamento de Psicologia da UFMG.

Seguindo sua vocação acadêmica, o projeto possui duas vertentes de atuação social: uma ação interna na UFMG e outra externa. A primeira delas envolve compromissos dentro da instituição universitária, tais como a assistência psicológica a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e o treinamento de estudantes de psicologia para as especificidades dessa clínica – o que é realizado através de grupos de estudo, estágios, seminários clínicos, pesquisas de mestrado e doutorado. 

A segunda vertente de atuação, a externa, refere-se ao compartilhamento dessas experiências com outros profissionais das redes sociais de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil, seja por meio de cursos de capacitação teórico-técnico dirigidos a psicólogos, assistentes sociais, advogados, conselheiros tutelares, médicos, educadores e outros profissionais interessados, ou ainda, por meio da publicação de artigos e livros sobre a temática pesquisada. 

Boa parte da produção acadêmica do projeto encontra-se compilada em três livros lançados nos últimos anos: Perversão: as engrenagens da violência sexual infantojuvenil (Editora Imago, 2010); Tramas da perversão: a violência sexual intrafamiliar (Editora Escuta, 2014); Ecos do silêncio: as reverberações do traumatismo sexual (Editora Blucher, 2017).

Programação

Quarta-feira – 10/04/2019 
14:00 às 20:00 - Minicurso pré-simpósio - “Las experiencias, inhibiciones y vicisitudes de la sexualidad en las y los adolescentes actuales” - Ms.Adriana Noemi Franco (Universidad de Buenos Aires)

Quinta feira – 11/04/2019
08:00 às 08:30 – Credenciamento

08:30 às 9:00 - Apresentação Artística 

09:00 às 11:00
Conferências
– “À flor da pele: buscando representações para o que não tem sentido e nem nunca terá” - Dra. Cassandra Pereira França (DPSI/UFMG – Coordenadora do Projeto Cavas/UFMG)
– “La sociedad patriarcal: una fábrica de varones abusadores: ¿ Cómo intervenir en la adolescencia?” - Suzana Toporosi (Hospital de Niños Ricardo Gutierrez- Buenos Aires)

11:00 às 12:30
Mesa 1: Origens e violências – “Ressonâncias da precariedade dos vínculos maternos” - Dra. Danielle Pereira Matos Rabelo (Projeto Cavas/UFMG)
– “Incesto fraterno e suas bases arcaicas” - Dra. Cynthia da Conceição Tannure (Projeto Cavas/UFMG)
– “A imagem do trauma e a constituição psíquica”  - Ms. Izabela Dias Veludo Roman (Projeto Cavas/UFMG)
Mediadora: Ms. Nayana Shimaru

Intervalo para almoço - 14:00 às 16:00

Mesas temáticas simultâneas: 
– Origens e violências 
– Violência contra os corpos 
– Violência nas Instituições e Políticas Públicas 
– Violência sexual
– Violência nas mídias virtuais 

16:00 - Coffee break 

16:30 às 18:00
Mesa 2: Violência contra os corpos – “Perspectivas de gênero sobre a violência contra os corpos no Brasil” - Dra. Sandra Azeredo (UFMG)
– “Práticas de autolesão: uma leitura laplancheana” - Dr. Fábio Roberto Rodrigues Belo (UFMG)
Mediadora: Ms. Rafaela Pazotto (Projeto Cavas/UFMG) 

Sexta-feira – 12/04/2019
08:00 às 08:30 – Credenciamento

08:30 às 10:30
Conferências 
– “Trauma no cotidiano: refúgios psíquicos e formas de resistência, dimensões pessoais e coletivas” - Dra. Carla Penna (Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro)
– “História e transmissão psíquica: por uma clínica do laço social no Brasil” - Dr. Pablo Castanho (Instituto de Psicologia da USP)

10:30 às 12:00
Mesa 3: Violência nas Instituições e Políticas Públicas 
– “Instituições e reprodução da violência” - Dr. Eduardo Moreira da Silva (DCP/UFMG) 
– “Violência ética e políticas públicas de cuidado” - Dr. André Luiz Freitas Dias (DPSI/UFMG) 
Mediador: Ms. Bernardo Dolabella Melo (Projeto Cavas/UFMG)

Intervalo para almoço

13:30 às 15:30
Mesas temáticas simultâneas: – Origens e violências – Violência contra os corpos – Violência nas Instituições e Políticas Públicas – Violência sexual – Violência nas mídias virtuais

16:00 - Café com Arte

16:30 às 18:00
Mesa 4: Violência sexual nas mídias virtuais 
– “Las redes sociales y los adolescentes: encuentros, amor y violencia” - Ms. Adriana Noemi Franco (Universidad de Buenos Aires) 
– “Solidão: restos e sombras do excesso imagético” - Dra. Cassandra Pereira França (DPSI/UFMG) 
Mediadora: Ms. Isabella Ferraz (Projeto Cavas/UFMG)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

IV Encontro Latino-americano e VII Simpósio de Pesquisas do Projeto Cavas/UFMG: Traumatismos da vida cotidiana

10 a 12 de abril