UFMG promove live sobre a importância de evidências científicas e pensamento crítico

​Evento faz parte de série da Formação Transversal em Divulgação Científica e o Amerek; terá a participação do diretor do Instituto Questão de Ci

A Formação Transversal em Divulgação Científica e o Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência (Amerek) realizarão, na terça-feira, dia 2 de fevereiro, às 16h, o terceiro evento da série Seminários em Divulgação Científica. Desta vez, o convidado é o diretor executivo do Instituto Questão de Ciência (IQC), Paulo Vitor Gomes Almeida.

O encontro terá transmissão pelo YouTube Extensão UFMG e é aberto a todos os interessados. O certificado de participação será disponibilizado para participantes inscritos que manifestarem presença no chat da transmissão. As inscrições podem ser feitas neste formulário eletrônico.

Ciência e tecnologia como alicerces

O palestrante, que é também cofundador do IQC, vai falar de experiências pioneiras do instituto em defesa das evidências científicas e do pensamento crítico na formulação de políticas públicas e desenvolvimento do país.

O IQC foi lançado em 2018 e conta com a participação de grandes cientistas. Sua função primordial é trazer a ciência e a tecnologia para o centro dos grandes debates nacionais e globais, além de buscar demonstrar sua relevância para o cotidiano das pessoas. O instituto conta com três frentes de atuação: educação científica, jornalismo científico e advocacy científico.

Série

O seminário é o terceiro de uma série de encontros promovidos pela disciplina Seminários em Divulgação Científica, que é oferecida tanto para os alunos de graduação, no âmbito da Formação Transversal, quanto para os alunos de pós-graduação do Amerek. Ao completar a carga horária de 15 horas, o aluno poderá solicitar o crédito correspondente.

primeiro evento teve como tema O letramento científico na Educação Básica: lives e borboletas, e contou com a participação de professores da educação básica. O segundo debateu o ensino da matemática, física e a popularização das ciências, dessa vez com a presença do professor de Física da UFMG Eduardo de Campos Valares.

Outras informações sobre a atividade podem ser obtidas pelo-mail ddc-secretaria@proex.ufmg.br.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG