UFMG promove mesa redonda sobre o lugar da ideia de formação nas disciplinas de literatura

O Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG promove a mesa redonda Formar para transformar: o lugar da ideia de formação nas disciplinas de literatura da Faculdade de Letras da UFMG. O evento será realizado no dia 3 de junho, às 17h30, pela plataforma Microsoft Teams. Os interessados têm até o dia 1º de junho para realiza suas inscrições, que devem ser feitas pelo formulário on-line disponível no link: https://forms.gle/SVfTt76aCPyzDp7g9.

A proposta vai reunir estudantes e professores para refletir sobre as inúmeras reviravoltas do ensino de literatura nas últimas décadas, com questionamentos que colocam em xeque e promovem modificações radicais em noções basilares dos Estudos Literários, como tradição, cânone, autoria e representação. Os resultados dessas reviravoltas aparecem nas diversas opções de currículo atualmente disponíveis para os cursos de Letras no Brasil: diversos posicionamentos surgem lado a lado, sem que os estudantes necessariamente conheçam o panorama do que se encontra em jogo nas diferentes modalidades de leitura literária desenvolvidas no presente.

Participantes

Otávio Moraes é doutorando em Literaturas Clássicas e Medievais pela UFMG. Escreveu uma dissertação sobre Camões e pesquisa atualmente o trovadorismo galego-português. Seus estudos e pesquisas partem da relação entre a disciplina Literatura Portuguesa com as questões e problemas provenientes do campo da Teoria da Literatura, principalmente temas como recepção, autoria, forma literária e historiografia literária.

Rafael Guimarães Tavares da Silva é doutorando em Literaturas Clássicas e Medievais pela UFMG, com mestrado e graduação na área por essa mesma instituição. Tem interesses que vão da Filosofia e da História (Antigas e Contemporâneas) à Literatura, além de teoria e prática da Tradução e da Educação. Entre 2017 e 2019, participou da organização do Seminário de Estudos Clássicos e Medievais, ligado ao NEAM, e atuou como professor substituto de Grego Antigo na UFMG em 2019. Atualmente, edita o periódico acadêmico Em Tese e leciona no Apoio Pedagógico da Fale.

Thales Gabriel Trindade de Moura é doutorando em Estudos Literários do Pos-lit da UFMG. Possui mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura e graduação em Letras pela UFSJ. Realizou, ainda, pós-graduação em Didática e trabalho docente pelo IFMG- campus São João Del-Rei. Atualmente, leciona cursos relacionados a área temática de literatura brasileira no Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras da UFMG e atua como professor substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - IFMG-Congonhas - Português/Literatura.

Outras informações: fale.apoiop@gmail.com / Instagram: @apoiofale.ufmg

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Informação da Faculdade de Letras da UFMG

Serviço