UFMG promove oficina para pacientes e familiares do Hospital das Clínicas com dicas de alimentação no verão

Na próxima quarta-feira, 22 de janeiro, pacientes e familiares do serviço de Reabilitação Cardiovascular do Instituto Jenny de Andrade Faria, Hospital das Clínicas, receberão dicas para uma escolha consciente de alimentos mais saudáveis e benéficos à saúde no verão. A atividade, que acontecerá entre 13h e 14h, faz parte do projeto de extensão “Atenção nutricional para pacientes em reabilitação cardiovascular e metabólica”, coordenado pela professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Camila Kümmel Duarte.

De acordo com a professora, os objetivos da oficina são aprofundar o conhecimento sobre a importância e os benefícios de uma alimentação saudável; discutir os determinantes das escolhas alimentares e suas consequências para a saúde; conscientizar sobre a importância do conhecimento dos processos aos quais os alimentos são submetidos; ressaltar a importância da hidratação nesta estação e ao longo de todo o ano; apresentar dicas e receitas de opções saudáveis a serem consumidas no verão e subsidiar informações que garantam a autonomia para melhores escolhas alimentares.

As estudantes do curso de Nutrição Luciana de Abreu Silva, Ana Clara Barbosa, Mariana Silveira e Maria Izabel Fortes vão realizar uma roda de conversa com questionamento dos participantes sobre suas escolhas alimentares e as consequências para a sua saúde, dinâmica de exposição da composição dos alimentos mais consumidos no período do verão e quais seus riscos à saúde, utilizando de imagens e uma caixa mágica onde o alimento entra em seu estado de consumo e saem as quantidades de açúcar, gordura e sódio contidas nos alimentos.

“O Verão é uma estação caracterizada pelas temperaturas altas, e sensações térmicas ainda elevadas, assim, buscamos alimentos que nos refresquem como: salada de frutas com leite condensado, chup-chup de suco em pó, gelatina, refrigerantes, sucos artificiais (em pó, garrafas, caixinhas), sorvetes, açaí com xarope de guaraná e acréscimos de mel, leite em pó, granola com açúcar e bebidas isotônicas (Gatorade). Como também é uma época de férias, os horários tendem a ficar mais confusos e a alimentação costuma ser deixada de lado. Este é um erro grave, onde as pessoas priorizam a praticidade e optam por alimentos de baixa qualidade nutricional, muito maléficos à saúde. Pensando nisso, vamos falar sobre os alimentos mais consumidos nesta época do ano e a composição de cada um destes. Além disso apresentaremos dicas e receitas de opções saudáveis em substituição”, explicou Luciana Silva.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG