UFMG promove palestra com linguista Mário Perini no Letras Debate

Palestra se dará em torno do ensino da gramática e questionará os objetivos e a metodologia dessa atividade

As inscrições para o próximo ‘Letras Debate’ da UFMG, que ocorre no dia 30 de março, já estão abertas no site do evento. O convidado é o linguista Mário Perini, que abordará o tema Sobre ensinar e aprender gramática: uma visão radical. O evento começa às 10h, no Auditório da Reitoria, no campus Pampulha. A atividade é gratuita e as inscrições ficam abertas até o dia do evento ou até terminarem as vagas. Outras informações pelo e-mail para colgra@letras.ufmg.br

De acordo com o palestrante, a gramática é, na verdade, uma disciplina científica, não meramente instrumental: "não ajuda na aquisição da leitura, nem da escrita, nem da variedade padrão da língua. A gramática é na verdade uma disciplina científica, ao lado da biologia, da química e da história; e seu ensino precisa ser radicalmente modificado para atender a esse caráter científico: uma mudança de objetivos, de metodologia e de dimensionamento dentro do currículo". O linguista fará sugestões de como melhorar essa situação para que a disciplina seja útil e interessante.

Sobre o convidado
Mário Alberto Perini é professor emérito da UFMG desde 2018. Atua, como professor voluntário da Faculdade de Letras (Fale), na subárea de Teoria e Análise Lingüística, com ênfase em português brasileiro falado, sintaxe, ensino de português e estudos do léxico, além de trabalhar com valências verbais e classificação de palavras.

Graduou-se, em 1967, na habilitação Português Latim. Doutorou-se em Linguística pela University of Texas, em 1974. Lecionou na UFMG em 1968, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1978, nas universidades de Illinois e Mississipi em 1999 e 2001 e, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) em 2003.

No ano de 2010, recebeu a Medalha Isidoro de Sevilha de Destaque em Linguística e Filologia, concedida pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Em 1996, recebeu o Prêmio Fundep, que agracia, desde sua criação em 1986, professores e pesquisadores da UFMG que, no exercício de suas atividades acadêmicas, realizaram trabalhos geradores de avanço no desenvolvimento das ciências, das letras e das artes.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG

www.letras.ufmg.br

UFMG promove palestra com linguista Mário Perini no Letras Debate