UFMG promove Semana de Orientação do Estudante Internacional

Mais de 100 estudantes de diferentes países da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia e Europa participam, de 30 de julho a 1 de agosto, da Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG, que terá eventos destinados a recepção dos estudantes internacionais que ingressam na UFMG no segundo semestre de 2018. A programação inclui apresentações sobre a UFMG e a cidade de Belo Horizonte, passeio no Mineirão, além de discutir a questão do choque cultural, dentre outros tópicos relevantes para a acolhida dos estudantes.

Também participam do evento os estudantes da UFMG que são “padrinhos” e “madrinhas” do Programa de Apadrinhamento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (DRI). Eles acompanham os estudantes internacionais ao longo do semestre, apoiando-os tanto na dimensão acadêmica como social de suas vivências em Belo Horizonte: participam de eventos, apresentam as unidades acadêmicas da UFMG, ajudam a planejar a matrícula e sugerem programação para finais de semana e feriados. Cada estudante estrangeiro poderá ter até dois padrinhos e madrinhas.

Os alunos ingressam na UFMG por meio de acordos bilaterais firmados entre a UFMG e instituições estrangeiras ou programas específicos como programa Escala, Erasmus, Marca, Bracol, Brafitec e PAEC.

30/07 – Auditório do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG – campus Pampulha

8h45 às 9h – Credenciamento
9h às 09h30 – Cerimônia de Abertura
9h30 às 9h45 – Apresentação Seja Bem-Vindo à UFMG, ministrada pelo diretor de Relações Internacionais, professor Aziz Tuffi Saliba (em português)
10h às 10h30 – Intervalo
10h30 às 11h30 – Oficina Começando em Português: uma primeira aula, com a doutoranda Yara Carolina, onde as discussões acontecerão em inglês, espanhol e português.
11h30 às 12h30 – Apresentação Oportunidades para aprender Português como Língua Adicional (PLA) na UFMG, com o  professor Leandro Rodrigues Alves Diniz, coordenador da disciplina de Português como Língua Adicional. A apresentação será feita em português e discutida em português, inglês, francês e espanhol.
12h30 às 14h – Almoço
14h às 14h30 – Apresentação com a equipe do setor de acolhimento, composta por Elaine Martins Parreiras, responsável do setor de acolhimento, e pelos bolsistas André Luis Amaral e Ariel Gimpel.
14h30 às 16h – Sessão de orientações sobre documentação, registro acadêmico, matrícula e serviços da UFMG com a equipe do setor de admissão internacional da DRI, proferida em português pelo responsável do setor, Marcelo Gomes, e discutida em português, inglês e espanhol.
16h às 16h30 – Intervalo
16h30 às 17h – Sessão de orientações exclusivas para ESCALA, BRACOL e BRAMEX com Marcelo, da equipe de admissão internacional da DRI. A sessão é direcionada apenas para estudantes que estão na UFMG por meio desses programas e tem o objetivo de orientar sobre o recebimento de bolsas, entre outras questões burocráticas que devem ser resolvidas pelos alunos.

31/07 – Auditório do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG e Auditório 1.007 da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG – campus Pampulha

9h às 12h – Teste de Nivelamento da disciplina de Português como Língua Adicional (PLA), coordenado pelo professor Leandro Rodrigues Alves Diniz (FALE/UFMG), no auditório 1.007 da Faculdade de Letras da UFMG, campus Pampulha.
Das 12h às 14h – Intervalo
14h às 15h – Divulgação de oportunidades para prestação de serviços voluntários em órgãos públicos municipais para os estudantes internacionais, com Bruno Pimenta Starling, coordenador do Programa de Voluntariado Internacional da PBH.
15h às 16h – Apresentação do projeto de extensão universitária O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa, com as integrantes Elaine Parreiras, do Setor de Acolhimento da DRI, e Clarice Na-Young Lee, graduanda em Relações Econômicas Internacionais. A apresentação abordará as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, criado com o intuito de incentivar o acolhimento dos estudantes internacionais.
16h às 17h – Reapresentação em inglês da sessão de orientações sobre documentação, registro acadêmico e matrícula, com Marcelo Gomes e Elaine Martins, das equipes de admissão internacional e acolhimento da DRI/UFMG.

30/07 – Estádio Mineirão e Auditório do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG – campus Pampulha

9h – Visita guiada ao Estádio Mineirão e museu Brasileiro do Futebol, no Estádio Mineirão, portão G2. Para tal atividade é necessária a inscrição prévia, uso da camiseta do evento e, ainda, o pagamento do ingresso cobrado pelo Museu, no valor de R$ 7,00.
12h às 14h – Almoço
14h às 17h – Encontro dos estudantes internacionais com seus padrinhos e madrinhas, com atividades de integração promovidas por Luciana Fiuza, coordenadora de Gestão Operacional e Informação da DRI/UFMG, e Elaine Parreiras, Ariel Gímpel e Izabella Leal, do Setor de Acolhimento da DRI/UFMG. Acontecerá, também, uma oficina de integração, ofertada por Sthefany Zaida Silva do Amparo e Matheus Augusto Campelo Félix, ambos graduandos em Química. Os estudantes internacionais que não puderem participar desse evento de orientação serão assistidos pelo Setor de Acolhimento e pelo Setor de Admissão Internacional, que organizarão uma versão reduzida do evento especialmente para esse fim.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG