UFMG promove seminário internacional de pesquisas em animação

On-line e gratuito, evento vai reunir pesquisadores e animadores; encerramento contará com performance do artista visual Henrique Roscoe

A Escola de Belas Artes da UFMG promove, de 29 de novembro a 3 de dezembro, o 2º Seminário Internacional Pesquisas em Animação - 2021: Cinema & Poéticas Tecnológicas. Organizado pelo Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais (CAAD) e pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), o evento é on-line, gratuito, aberto ao público e acontece pelo canal do curso no YouTube. Inscrições para ouvintes até 29 de novembro por aqui.

Com o objetivo de evidenciar pesquisas em animação e discutir as diferentes aplicações desta linguagem e técnica no campo das artes, além de sua interlocução com a memória e as poéticas digitais, o Seminário foi criado em 2018 pelo professor e animador Maurício Silva Gino, em conjunto com a professora Mariana Tavares. Eles mobilizaram outros professores na realização da primeira edição, que ocorreu no mesmo ano, com mostras de filmes, palestras e lançamento de livro.

Nesta 2ª edição, o evento se torna internacional e aproveita o formato on-line para apresentar também dez pesquisadores e realizadores da Argentina, Chile, Colômbia, França, Peru e Portugal, além de outros estados brasileiros como Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. São, ao todo, 28 palestras, dois lançamento de livros e a performance Enxame do artista visual Henrique Roscoe, criada exclusivamente para o encerramento.

Entre os destaques, o público poderá assistir a uma conversa com o renomado animador francês Michel Ocelot, autor de clássicos da animação mundial como Kirikou e a feiticeira e Príncipes e Princesas. Encantado pelo Brasil, Ocelot presta uma homenagem ao pai da aviação, Santos Dumont, em seu mais recente filme, Dilili em Paris, lançado em 2018. A conversa com o cineasta será mediada pelo animador e idealizador do Festival Anima Mundi, Marcos Magalhães.

O Seminário traz também, pela primeira vez em um evento no Brasil, outro importante animador francês: Sylvain Chomet. Autor do premiado As Bicicletas de Belleville (2013), Chomet irá conversar com o professor da UFMG Antônio Fialho em um dia totalmente dedicado à França. A animação latino-americana é também destacada em apresentações de pesquisadores como o argentino Alejandro González, diretor do Anima – Festival Internacional de Animação de Córdoba, e o professor Ricardo Arce, profundo conhecedor da história da animação colombiana.

Programação

A conferência de abertura Animação Portuguesa: Perspectivas na análise da atividade será apresentada pela pesquisadora portuguesa Marina Estela Graça, seguida pela apresentação do animador Abi Feijó: Casa-Museu de Vilar (Portugal) - um Museu muito Animado.

Ao longo da semana, o público poderá conhecer: a história da animação no Chile; filmes feitos por mulheres animadoras brasileiras, no projeto pioneiro Movimento Mulher Anima; 50 anos da animação pernambucana; a crise na Cinemateca Brasileira; o pioneirismo do ensino da animação em universidade brasileira, protagonizado pela Escola de Belas Artes da UFMG.

A organização programou também dois lançamentos de livros. No dia 2 de dezembro, às 10h30, será lançado Pesquisas em Animação: Cinema & Poéticas Tecnológicas, organizado por Maurício Gino e Mariana Tavares. A publicação traz os resultados das pesquisas apresentadas no 1º Seminário. O livro ficará disponibilizado gratuitamente no site do curso a partir do lançamento.

Os impasses e desafios enfrentados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) em seus 20 anos de existência são tema da palestra e livro UTOPIA da Autossustentabilidade, impasses, desafios e conquistas da Ancine, que o professor Marcelo Ikeda, da Universidade Federal do Ceará, fará na segunda-feira, 29 de novembro, às 15h15, com mediação do professor Leonardo Vidigal.

Nesta semana dedicada à animação e às poéticas tecnológicas, estudantes, pesquisadores e o público em geral poderão entrar em contato com novas cinematografias e procedimentos em animação e arte digital. Uma importante oportunidade para a atualização, trocas e ampliação de conhecimento. Durante todas as transmissões, o público poderá interagir com perguntas pelo chat.

Serviço:

Período: de 29 de novembro a 3 de dezembro (segunda a sexta)

Horário: das 9h às 12h e das 13h às 18h

Acesso: canal do CAAD no YouTube

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

'2º Seminário Internacional Pesquisas em Animação - 2021: Cinema & Poéticas Tecnológicas'

29 de novembro a 3 de dezembro de 2021

9h às 12h e das 13h às 18h