UFMG promove série de webinários sobre desafios enfrentados na nova era da humanidade

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG inicia nesta quinta-feira, 20 de maio, a série de webinários Desafios do conhecimento para um mundo melhor.

A iniciativa irá reunir pesquisadores de várias áreas do conhecimento para promover discussões sobre as principais crises enfrentadas pela sociedade. Ao todo serão 17 encontros temáticos com abordagens em uma perspectiva transdisciplinar. A transmissão dos webinários acontece ao vivo pelo canal do IEAT no YouTube, sempre nas quintas-feiras, às 19h. Serão concedidos certificados de participação aos que se inscreverem no dia do evento.

O primeiro webinar trata do tema Cidades. Participam do encontro os professores Carlos Antônio Leite Brandão, da Escola de Arquitetura da UFMG e Heloisa Soares de Moura Costa, do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG.

A abertura da série de webinários conta com a participação da professora Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG, e dos professores Estevam Las Casas, diretor do IEAT, e Francisco Cesar de Sá Barreto, ex-reitor da UFMG. Ambos coordenam a iniciativa juntamente com a professora Patrícia Franca-Huchet, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG.

De acordo com os organizadores, os inúmeros avanços tecnológicos iniciados no século XX abriram diversas perspectivas para uma nova era na humanidade. Contudo, junto dos benefícios promovidos por meio dessas tecnologias, a sociedade também tem encarado vários desafios. Dentre as adversidades que precisam ser enfrentadas estão o consumismo desenfreado, a destruição da natureza, a circulação de fake news e os seus impactos nas democracias, o agravamento das desigualdades e do desemprego, além do ressurgimento de novas rupturas sociais entre países e indivíduos.

Nesse contexto, os webinários pretendem refletir sobre tais crises, mas também suscitar reflexões sobre potenciais saídas para a humanidade. “Novas formas de convivência, de educação, bem como melhores esquemas de representação política, da garantia efetiva das liberdades e de direitos e novos modelos de organização econômica são essenciais na busca de um desenvolvimento harmônico e para o bem comum”, destacam os organizadores.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG

Serviço