UFMG promove webinário transdisciplinar sobre a história das vacinas

No dia 19 de maio, às 10h, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG realiza o webinário Vacina, biopoder e história. O evento dá direito a emissão de certificados aos ouvintes. A transmissão acontece ao vivo no canal do IEAT no Youtube.

Organizado pela professora Myriam Lopes Bahia, da Escola de Arquitetura da UFMG, o webinário reunirá o médico Paulo Gadelha, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o chargista e saxofonista Renato Aroeira. No encontro, os convidados irão refletir sobre a história da vacinação antivariólica, abordando as escolhas técnicas que envolveram a dinâmica do lançamento e aplicação do imunizante, bem como os impactos sociais da primeira campanha de vacinação na formação de opinião pública.

O assunto do webinário é tema do livro Corpos inscritos: Vacina e biopoder. Londres e Rio de Janeiro, 1840 e 1904, de autoria da professora Myriam Bahia, lançado em fevereiro deste ano pelo Laboratório do Núcleo de História da Ciência e da Técnica (Nehcit/UFMG), em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Cidade (Ciec/Unicamp). A obra é fruto de estudo conduzido pela professora Myriam Bahia em sua tese de doutorado em História defendida na Universidade de Paris, em 1997.

O evento faz parte dos Encontros Transdisciplinares do IEAT que objetivam permitir o acesso da comunidade em geral a questões relevantes e à universalidade do conhecimento, além de promover a interação das áreas do saber em diferentes perspectivas.

Sobre os convidados

Myriam Bahia Lopes é professora na Escola de Arquitetura e Design da UFMG. Historiadora, é mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora pela Université Paris 7. Concluiu pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Além de coordenadora do Núcleo de História da Ciência e da Técnica (Nehcit), é pesquisadora e autora de livros, entre os quais O Rio em movimento. Quadros médicos e(m) história (Fiocruz) e Corpos Inscritos: Vacina e biopoder. Londres e Rio de Janeiro, 1840 e 1904. É organizadora das coletâneas O humor contra a violência e Ensaios sobre a arrogância.

Paulo Gadelha é médico graduado e mestre em medicina social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP). Ex-presidente da Fiocruz, foi mentor e dirigiu a Casa de Oswaldo Cruz (COC) até 1997 e criou a revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos. Foi coordenador da Editora Fiocruz. Participou da elaboração do capítulo de Seguridade Social e Família na Constituição de 1988 e da Lei do Sistema Único de Saúde (SUS) de 1990.

Renato Aroeira é chargista e saxofonista. Desde os 17 anos é autor de charges nos principais jornais e revistas brasileiros, entre eles, Diário da Tarde, O Globo, O Dia e Isto É. Participou da imprensa sindical e de diversos periódicos satíricos como Humordaz e Bundas, a revista que não tem vergonha de mostrar a cara. Toca saxofone no Trio das Quartas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG

Webinário: 'Vacina, biopoder e história'