UFMG prorroga inscrições para curso on-line sobre cuidados de criação na primeira infância

A Escola de Enfermagem da UFMG prorrogou até 1º de março as inscrições para o curso Cuidados de criação na primeira infância: atualização em crescimento e desenvolvimento para profissionais, pais e cuidadores. A capacitação será realizada on-line, entre 4 e 14 de março, das 19h às 22h, com o objetivo de atualizar profissionais, pais, cuidadores e alunos de graduação sobre o crescimento e desenvolvimento infantil, bem como sobre os cuidados de criação essenciais, afetivos, seguros e baseados em evidências; promover a inclusão e o cuidado afetivo e seguro segundo as necessidades específicas de cada criança e capacitar o aluno para vigilância do processo de crescimento e desenvolvimento infantil neurotípico e neurodivergente.

O curso é promovido pelo Programa Primeira Infância Plena (PPiP) e coordenado pelas professoras Delma Aurélia da Silva Simão e Suelen Rosa de Oliveira, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG. Tem como público-alvo profissionais e graduandos das áreas de saúde e educação, pais, cuidadores e familiares. As inscrições podem ser realizadas nosite da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), o investimento é de R$ 500 para profissionais e R$ 250 para pais, cuidadores e alunos de graduação.

A professora Delma Simão explica que a primeira infância compreende a faixa etária de zero a seis anos de idade, um intervalo importante para intervenções favoráveis ao crescimento e desenvolvimento pleno, que devem ser implementadas não apenas nos consultórios de profissionais da saúde, mas no cotidiano da criança na escola, na comunidade e com sua família.

Delma relata que, muitas vezes, os cuidados são negligenciados pelo olhar profissional em seus atendimentos, da mesma forma que a falta de conhecimento dos pais sobre o assunto pode gerar frustração e confrontos familiares. Desse modo, a professora destaca a importância do curso. “A vigilância do crescimento e desenvolvimento da criança nessa faixa etária, e a oferta dos cuidados de criação que assegurem intervenções oportunas e adequadas podem ser consideradas ações capazes de impactar positivamente na saúde da criança e da família, nos indicadores de morbimortalidade infantil além de garantir o desenvolvimento saudável com prováveis repercussões na adolescência e na vida adulta”, ressalta a professora.

Serão ofertadas seis aulas, ministradas pelas professoras Delma Simão, Suelen Rosa e outros professores convidados. Para aqueles que não puderem participar das aulas de forma síncrona terão ainda 30 dias para concluir o curso, uma vez que as aulas gravadas ficarão disponíveis na plataforma Microsoft Teams. As aulas ao vivo serão pré-agendadas. São disponibilizadas 160 vagas, sendo 16 bolsistas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG