UFMG publica editais do TU, Coltec, Lecampo e Fiei com mudanças em função da pandemia

Alguns procedimentos serão realizados virtualmente; novidade é a abertura de processo seletivo nos cursos de graduação para estrangeiros refugiad

Os editais dos processos seletivos da UFMG para o Teatro Universitário (TU), o Colégio Técnico (Coltec) e o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo) foram publicados no dia 13 de novembro. Em razão da pandemia de covid-19 e da necessidade de se manter distanciamento social, alguns processos sofreram alterações em relação às suas edições passadas.

“Em linhas gerais, as mudanças ocorreram em razão da necessidade de adoção de medidas de distanciamento e de biossegurança”, afirma a professora Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora de Graduação da UFMG. “Sempre que possível, as atividades presenciais, incluindo as provas, foram substituídas por atividades executadas remotamente.” Esse foi o caso do Teatro Universitário, em que as provas presenciais foram substituídas pela produção de um vídeo.

Ao mesmo tempo, detalha a pró-reitora, foi considerada a responsabilidade social da Universidade na garantia de acesso para os futuros discentes. "Por isso, foi importante buscar alternativas que viabilizassem a execução dos processos seletivos, mas que estivessem em sintonia com a garantia de cuidados com a saúde e a segurança de todos os envolvidos nos processos”, explica Benigna de Oliveira. Nesse sentido, cita o caso do Coltec, que manteve a prova presencial, mas com a redução do número de questões e do tempo de duração.

Além dos editais, os candidatos também devem consultar, no site da Copeve, a Instrução 01/2020, documento que estabelece as medidas gerais de biossegurança estabelecidas pela UFMG para seus processos seletivos em razão da atual pandemia. Publicada em setembro, a instrução poderá ser atualizada caso haja modificações no cenário epidemiológico e nas recomendações das autoridades sanitárias.

Retificação no edital da Fiei

Também foi publicada na página da Copeve, na semana passada, uma retificação do edital do curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei) deste ano. Prevista para o último mês de março, a prova do curso ainda não foi realizada em razão da pandemia. A retificação estabelece um novo cronograma para o concurso e um novo formato de prova, baseado em análise de memorial – com narração de história de vida, de fatos da trajetória escolar e atividades na aldeia – que deverá demonstrar a participação do candidato em uma comunidade ou povo indígena.

“O novo formato foi proposto pelo colegiado do curso em diálogo com o Conselho Consultivo Indígena da UFMG, formado por lideranças de diversas etnias”, explica Benigna de Oliveira. Os candidatos devem enviar o memorial à UFMG a partir do próximo dia 27.

Refugiados

A UFMG também publicou, pela primeira vez, o edital do processo seletivo 2021 para cursos de graduação da Universidade destinados a refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária e portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária.

O edital é fruto da regulamentação feita pela UFMG, em meados de 2019, do processo de acolhimento de estrangeiros em situação de vulnerabilidade em seus cursos de graduação. Em 2020, a Universidade aderiu à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, rede com cerca de 30 instituições brasileiras implementada pela Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), em cooperação com o Comitê Nacional para Refugiados (Conare).

(Texto de Ewerton Martins Ribeiro)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG