UFMG publica edital do mestrado profissional em ensino de Biologia

Inscrições para 465 vagas vão de 2 de outubro a 8 de novembro

Já está disponível para consulta no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da UFMG o edital referente ao Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), coordenado pelo Instituto de Ciências Biológicas UFMG. As inscrições estão previstas para o período de 2 de outubro a 8 de novembro, pela internet.

São oferecidas 465 vagas, em diferentes universidades do Brasil, para a próxima turma, com início previsto para 2024, exclusivamente para professores de Biologia que já atuem no ensino médio da rede pública do país, efetivos ou contratados. Do total de vagas, 50 são para a UFMG.

As aulas, semipresenciais, serão ministradas nas 18 instituições de ensino que integram a rede nacional, espalhadas por 14 estados. As atividades presenciais serão ministradas em apenas um dia da semana, entre segunda e sábado. Ao longo do curso, será exigido do candidato a aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol). Ao fim, o aluno recebe o título de mestre em ensino de Biologia.

Profbio

O Profbio é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, tendo sido avaliado com nota cinco nos últimos anos.

O objetivo é a qualificação profissional de professores de Biologia em efetivo exercício de docência no Ensino Médio da rede pública de ensino do país, visando à melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino e aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental. A formação proporciona a oportunidade de rever e aprofundar conceitos da área, além de estimular metodologias ativas de ensino e aprendizagem

As inscrições, quando abertas, poderão ser feitas pelo endereço www.ufmg.br/copeve. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4408/4409, pelo e-mail ou na página eletrônica www.profbio.ufmg.br.@copeve.ufmg.br>

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte