UFMG realiza aula inaugural ‘Formação Transversal Culturas em Movimento e Processos Criativos’

Aberta ao público, a aula inaugural da Formação Transversal Culturas em Movimento e Processos Criativos acontecerá nesta terça-feira, dia 21 de março. A aula será realizada no auditório do 2º andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha, a partir das 14h30.

A atividade terá a mesa-redonda Processos criativos e transversalidades, da qual vão participar quatro professores da UFMG: a diretora de Ação Cultural, Leda Maria Martins, da Faculdade de Letras UFMG (Fale), Lucia Castello Branco, também da Fale, Marcos Vinicius Bortolus, da Escola de Engenharia UFMG, e Cristiano Cezarino, da Escola de Arquitetura UFMG.

Organizada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a formação transversal é composta de seminários e disciplinas que apostam em formatos metodológicos inovadores.

O percurso acadêmico conta com duas inovações: os Laboratórios transversais, em que o aluno se insere na rotina de laboratórios, grupos de pesquisa e projetos extensionistas da Universidade, e o Passaporte cultural, no qual o aluno é convidado à fruição de produções artísticas e culturais de linguagens variadas, que renderão créditos acadêmicos.

Tempo pós-disciplinar
Formações transversais são trajetos formativos não convencionais, compostos de conjuntos de disciplinas tematicamente articuladas. A ideia é que tal articulação resulte em competências específicas, diferentes daquelas proporcionadas pelas formações tradicionais.

Nas formações transversais, o aluno pode cursar uma ou várias disciplinas avulsas, que resultam em créditos de formação livre. Caso integralize as 360 horas ofertadas no percurso, o aluno recebe um certificado específico.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409.4476 / 3409.4189

www.ufmg.br