UFMG realiza Colóquio de Tradução de Teatro na próxima semana

O Grupo de Tradução de Teatro (GTT) da UFMG, em parceria com a Faculdade de Letras e o Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, realiza o II Colóquio de Tradução de Teatro, de 22 a 25 de março. Totalmente on-line, o evento é realizado no canal do GTT no YouTube, e conta com a participação de convidados nacionais e internacionais, docentes, pesquisadores, atrizes e atores, dramaturgos e tradutoras e com trabalhos de estudantes de pós-graduação sobre Teatro e Tradução de Teatro.

Segundo a organização, o evento foi motivado pelo surgimento da pandemia, que “dizimou o espetáculo ao vivo. Resta-nos refletir sobre o poder do texto teatral, suas especificidades, a potência da voz e do ritmo de emissão de um texto, recursos eficazes para enfrentar e ultrapassar confinamentos”.

A maioria das contribuições – entre elas leituras performáticas de traduções realizadas – foi gravada e será disponibilizada a partir da abertura, no dia 22 de março, às 17h, durante uma live com a palestra da professora Maria de Fátima Sousa e Silva (Universidade de Coimbra). Outras atividades síncronas estão previstas para a tarde do dia 25: uma mesa-redonda aberta para um debate com os convidados e participantes, às 15h, seguida pela palestra de encerramento do professor Marcus Mota (UnB).

O dia 23 será dedicado também ao lançamento do site Dario Fo e Franca Rame: Espaço Virtual, fruto de um projeto de pesquisa vinculado ao GTT, e que contará com entrevistas e apresentações de convidados do Brasil e de outros países ligados, de alguma forma, ao mundo do teatro dos dois atores-autores italianos.

Na modalidade on-line, com atividades síncronas e assíncronas, foram reservados dois dias para interação com diálogo imediato e três dias de exibição de palestras, comunicações e performances transmitidas intermitentemente em fluxo estável.

Outras informações sobre programação e certificados para ouvintes: https://coloquiogtt.wordpress.com/.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Informação da Faculdade de Letras da UFMG