UFMG realiza competição de robôs autônomos

Inscrições estão abertas para equipes formadas por alunos de graduação, ensino médio ou técnico

A UFMG promove, de 17 a 19 de setembro, sua 6ª Competição de Robôs Autônomos (CoRA) e Mostra Nacional de Robótica, a ser realizada no Hall da Escola de Engenharia, campus Pampulha. O evento está com inscrições abertas, até 1º de setembro, pelo site da CoRA. Estão disponíveis 24 vagas para equipes de no máximo três integrantes, estando esses matriculados em um curso de graduação, ensino médio ou ensino técnico, conforme especificações do regulamento.

Idealizada pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (PETEE) da UFMG em 2014, a disputa foi criada com o objetivo principal de incentivar alunos a aplicarem seus conhecimentos adquiridos em sala de aula na construção de robôs móveis autônomos seguidores de linha (Line Followers).

O desafio dos competidores é projetar robôs capazes de identificar e seguir uma linha branca em uma pista preta, e que consigam superar dificuldades e obstáculos no menor tempo possível, buscando as primeiras colocações. Por se tratar de uma competição de engenharia, a proposta busca incentivar o competidor a desenvolver seu protótipo do início ao fim, ou seja, a projetar o máximo de partes possíveis do robô.

Segundo a organização, a iniciativa visa disseminar na Universidade o desenvolvimento tecnológico por meio da construção de protótipos, de forma a aproximar a comunidade acadêmica da engenharia, e possibilitando o surgimento de ideias e soluções para os diversos problemas que a sociedade encontra no dia a dia.

Outras informações pelo telefone (31) 3409-1013, pelo e-mail cora.ufmg@gmail.com e pela página do Facebook.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG