UFMG realiza debate sobre monitoramento e recuperação de águas e rejeitos em desastres de barragens

Evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube

O Programa Participa e o Departamento de Química da UFMG realizam amanhã, 19 de março, às 14h, seu segundo workshop emergencial. Com o tema Tecnologias para Monitoramento e Recuperação de Águas e Rejeitos, o evento é gratuito e aberto ao público, dispensando inscrições prévias. Os interessados podem acompanhar o debate pessoalmente no auditório T005 da Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha, ou assistir à transmissão ao vivo pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

O seminário começa às 14h com as falas de abertura da coordenadora da iniciativa, professora Glaura Goulart Silva, e da pró-reitora de extensão, Claudia Mayorga. Às 14h20, o professor Rochel Lago, do Departamento de Química, irá debater o Projeto Fapemig Candonga: Trabalhos recentes em águas e rejeitos. Em seguida, às 15h, a professora Adriana Monteiro da Costa, do Departamento de Geografia, propõe o tema Diagnóstico dinâmico das consequências hidroambientais do desastre de Brumadinho. A última palestra do dia fica a cargo da professora Miriam Cristina Santos Amaral, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, com o título Processos de separação por membranas para tratamento da água em situações emergenciais. Às 16h20 o espaço ficará aberto para discussões.

Projeto Participa
Formado por professores, servidores e estudantes de todas as áreas da UFMG, o Programa Participa tem como objetivo estruturar grupos de trabalho para ações de médio e longo prazo no contexto dos desastres das barragens de Fundão e do Feijão. Em 2015, a UFMG criou a primeira versão do Participa destinado a realizar ações voltadas à população de Mariana. Agora, em 2019, foi criado um segundo núcleo para pensar sobre os atingidos em Brumadinho.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

Workshop emergencial Tecnologias para Monitoramento e Recuperação de Águas e Rejeitos