UFMG realiza I Fórum Mineiro de Alfabetização

Estão abertas as inscrições, gratuitas e com vagas limitadas, para o I Fórum Mineiro de Alfabetização (FMA) e o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2018. Os interessados em participar devem fazer a inscrição pela internet

O I Fórum Mineiro de Alfabetização (FMA) ocorrerá no dia 22 de agosto, na Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha. A iniciativa partiu da direção do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) e da presidência da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf). A criação do fórum tem como objetivo criar um espaço permanente em Minas Gerais para discussão de políticas, ações e questões relativas à alfabetização. O FMA contará com a participação das universidades mineiras Uemg, UFJF, UFU, UFSJ, UFVJM, Ufop, Ufla e Unimontes, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Em outros estados, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, já existem fóruns consolidados. O Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (Fearj) foi instalado e aprovado em 2017, realiza reuniões mensais e conta com ampla participação de universidades, secretarias, ONGs e da Undime. Já o Fórum Permanente em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales) foi instalado em 2008 no Centro de Educação da Ufes, e busca também a construção de formas de intervenção na realidade educacional do estado.

Em outubro de 2017, a ABAlf realizou, com parceria institucional do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo do Centro de Educação da Ufes (Nepales), o I Fórum Nacional de Alfabetização (Fonalf).

PNAIC

Junto com o I Fórum Mineiro de Alfabetização, ocorrerá na Faculdade de Educação da UFMG o Seminário Final do PNAIC de Minas Gerais. Assim como ocorreu no Seminário do PNAIC Pré-escola, será feita uma avaliação das atividades realizadas neste ano.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

UFMG realiza I Fórum Mineiro de Alfabetização