UFMG realiza I Simpósio de Nutrição e Treinamento Esportivo

Evento contará com minicursos sobre nutrição esportiva, também abordará temas como doping no esporte, uso de anabolizantes em academias e jejum

No dia 7 de dezembro, a UFMG reunirá profissionais de saúde e estudantes no I Simpósio de Nutrição e Treinamento Esportivo, no Auditório Principal da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), campus Pampulha. Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de dezembro, pela página da Extensão Universitária. A atividade ocorrerá das 8h às 18h, com minicursos ministrados por professores que atuam no treinamento de alto rendimento.

O simpósio, realizado pelo Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, com o apoio do Laboratório de Nutrição e Treinamento Esportivo (LAN) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), é o primeiro com a temática da nutrição esportiva promovido pela EEFFTO.

Segundo o organizador do evento, professor Marcos Daniel Drummond, do Departamento de Esportes da EEFFTO, os participantes podem esperar um evento inédito, que reunirá profissionais do treinamento esportivo e nutricionistas com atuação em todo país.

“Pensamos em temas atuais, que são pertinentes para a melhora do desempenho dos atletas. Então teremos debates relacionados ao crescente uso de doping no esporte e esteroides nas academias. Também discutiremos sobre o jejum, intermitente ou pontual, que vem sendo muito utilizado na busca pelo emagrecimento, por atletas e não atletas, sendo que isto pode ter um impacto no desempenho, dependendo da modalidade e do modo que é usado”, comenta Marcos Drummond.

Além disso, o professor classificou outro ponto importante que será abordado durante o evento: o debate sobre a periodização do treinamento e a aplicação de aspectos nutricionais frente a essa forma de planejamento do treinamento. Esse tema geralmente é uma incógnita para os nutricionistas e um pouco nebuloso para profissionais de educação física.

- 8h às 8h30 - Recepção e credenciamento

- 8h30 às 8h35 - Abertura do simpósio

- 8h35 às 10h10 - Minicurso 1: Doping no esporte e o uso de esteroides anabolizantes em academias - Professor Fernando Lima

- 10h10 às 12h30 - Minicurso 2: Impacto do jejum no Desempenho - Professor Ronaldo Angelo

- 12h30 às 14h - Intervalo para almoço

- 14h às 15h40 - Minicursos 3 e 4 (parte 1): Periodização e planejamento do treinamento - Professor Bruno Pena; Nutrição aplicada à periodização e planejamento do treinamento - Professor Marcos Drummond – Zang

- 15h40 às 16h10 - Coffee break e sorteios

- 16h10 às 17h50 - Minicursos 3 e 4 (parte 2): Periodização e planejamento do treinamento - Professor Bruno Pena; Nutrição aplicada à periodização e planejamento do treinamento – Professor Marcos Drummond – Zang

- 17h50 às 18h - Encerramento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

(31) 3409-2339 / 9 7537-0084