UFMG realiza semana de atividades para recepção de cerca de 150 alunos estrangeiros

Evento inclui visita ao Estádio Mineirão e ao Museu do Futebol, além de apresentação dos padrinhos e madrinhas dos estudantes internacionais

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (DRI) realiza, sob responsabilidade do Setor de Acolhimento, de 19 a 21 de fevereiro, a Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG. Serão três dias de evento destinados à recepção dos estudantes internacionais que ingressam na UFMG no primeiro semestre de 2019, com atividades de orientação, acolhimento e visitas guiadas ao Estádio Mineirão e ao Museu do Futebol.

A previsão é de que cerca de 150 estudantes de diferentes países da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia e Europa participem do evento. Os alunos ingressarão na UFMG por meio de acordos bilaterais firmados entre a UFMG e instituições estrangeiras, ou por meio de programas específicos, tais como programa Escala, Erasmus, Marca, e PEC-G.

Com o intuito de orientar os estudantes internacionais em relação à cultura acadêmica da UFMG e à dimensão intercultural e social da vivência em outro país, a programação inclui apresentações sobre a UFMG e a cidade de Belo Horizonte, além de discutir a questão do choque cultural, dentre outros tópicos relevantes para a acolhida dos estudantes.

Os dois primeiros dias de evento, 19 e 20 de fevereiro, serão focados em palestras, oficinas e atividades informativas. Na quinta-feira, 21 de fevereiro, os estudantes internacionais farão uma visita guiada ao Estádio Mineirão e ao Museu do Futebol, das 9h às 12h. O dia também será reservado para o encontro com os padrinhos e madrinhas, estudantes da UFMG integrados ao Programa de Apadrinhamento da DRI.

Os padrinhos e madrinhas acompanham os estudantes internacionais ao longo do semestre, apoiando-os tanto na dimensão acadêmica como social de suas vivências em Belo Horizonte: participam de eventos, apresentam as unidades acadêmicas da UFMG, ajudam a planejar a matrícula e sugerem programação para finais de semana e feriados. Cada estudante estrangeiro poderá ter até dois padrinhos e madrinhas.

Outras informações podem ser obtidas no Setor de Acolhimento da DRI, via e-mail acolhimento@dri.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409 4591.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG