UFMG realiza Semana do Cérebro

Desvendar os mistérios e derrubar mitos sobre o funcionamento do cérebro humano é a proposta da Semana do Cérebro, que será realizada no Espaço do Conhecimento UFMG, nesta quinta, 16 e sexta, 17 de março, das 9 às 16h. O evento integra movimento mundial de popularização do conhecimento sobre o cérebro.

Dentro da programação da Semana, acontece hoje, 15 de março, o workshop “Como o cérebro aprende”, na Faculdade de Educação, campus Pampulha. De 16 às 20 horas. No sábado, na Escola de Arquitetura (Rua Paraíba, 697 – Funcionários), às 17 horas, haverá sessão Neurociências, Cinema e Pipoca com o filme “Her” A sessão terá comentários do professor Andre Massensini, do Núcleo de Neurociências da UFMG, doutor em Ciências Biológicas, Fisiologia e Farmacologia pela UFMG, com pós-doc em Farmacologia (UFMG) e em Neurociências (University of Pittsburgh, EUA).

Espaço

O carro-chefe da programação proposta pelo Espaço é a oficina O que você tem na sua cabeça?. É dividida em quatro atividades previstas para os dois dias. A primeira, Estrutura do cérebro, expõe modelos anatômicos de roedores, abelhas, peixes e do ser humano. Com um microscópio, o público poderá visualizar o tecido nervoso.

A seção seguinte, Funcionamento do cérebro, abrigará demonstrações de experimentos que revelam a origem elétrica das funções dos neurônios. Um deles vale-se de uma pata de barata para mostrar como os músculos se contraem em resposta a uma estimulação nervosa.

Na atividade Sentidos químicos, vários exemplos de ações do cotidiano comprovam como o paladar depende do olfato. Com o nariz tampado, o visitante será convidado a provar o molho inglês e perceberá que não sentirá nada. Outros fatores também ajudam a constituir o sabor: com a língua seca, a pessoa não sentirá o sal; apenas quando a saliva participa do processo, o gosto aparece.

Por fim, em Mitos e verdades, cada participante escolherá uma carta em que está descrito um mito em neurociências, e ele responderá se acha a afirmação falsa ou verdadeira. Em seguida, um mediador explicará o fenômeno.

A Semana do Cérebro é uma iniciativa da Dana Foundation, entidade filantrópica norte-americana que patrocina pesquisas sobre o tema. Há três anos, a UFMG promove o evento por meio do programa de Pós-Graduação de Neurociências juntamente com o Núcleo de Neurociências (NCC).

Programação:

15 de março

16 às 20 horas – workshop “Como o cérebro aprende” - Faculdade de Educação – campus Pampulha

16 de março

9 às 17h – oficina “O que você tem na sua cabeça” - Espaço do Conhecimento – Praça da Liberdade

17 de março

9 às 16 horas - oficina “O que você tem na sua cabeça” - Espaço do Conhecimento – Praça da Liberdade

17 horas - Neurociências, Cinema e Pipoca –– Filme “Her” - Escola de Arquitetura (Rua Paraíba, 697 – Funcionários). A sessão terá comentários do professor Andre Massensini, do Núcleo de Neurociências da UFMG, doutor em Ciências Biológicas, Fisiologia e Farmacologia pela UFMG, com  pós-doc em Farmacologia (UFMG) e em Neurociências (University of Pittsburgh, EUA).

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG