UFMG realiza seminário em comemoração ao dia do Atuário e aos 18 anos do curso de Ciências Atuariais

Evento articula palestras de profissionais, professores e egressos

O curso de Ciências Atuariais da UFMG realiza, no dia 5 de abril, o Encontro Comemorativo do dia do Atuário e dos 18 anos do curso na Universidade. A celebração será feita por meio de um seminário, aberto a toda a comunidade, envolvendo palestras de representantes do mercado, egressos do curso e professores. O evento acontece no Auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG, no campus Pampulha, entre 8h e 12h.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento, sendo que a participação será restrita à capacidade do espaço, com 150 lugares.

O seminário será focado em quatro temas: Saúde Suplementar, Mercado de Seguros, Investimentos e Fundos de Pensão e Reforma da Previdência.

Palestras:
Saúde Suplementar
Palestras de Rafael Esteves Miguel da Silva (Coordenador Atuarial da Unimed Federação) e Suelen Amelia de Almeida (Coordenadora Atuarial da Unimed BH);

Mercado de Seguros
Palestras de Claudio Denucci (Superintendente Regional da Marsh Brasil), Felipe de Morais Gusman (Executivo de Contas Sênior na Marsh Brasil) e Nayara Rúbia de Freitas Santos (Client Relationship Management na Marsh Brasil);

Investimentos e Fundos de Pensão
Palestras de Sabrina Amélia de Lima e Silva (Diretora na LIV Consultoria) e Ivan Sant'Ana Ernandes (Diretor Executivo na Atest Consultoria Atuarial);

Reforma da Previdência
Palestras de Rafael Porto (Consultor Previdenciário e Atuarial na Lumens Atuarial) e Cássio Maldonado Turra (Professor Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – Cedeplar da UFMG).

O currículo dos participantes e outros detalhes podem ser verificados no site do Encontro.

18 anos de UFMG
O curso de Ciências Atuariais da UFMG foi criado em 2000, a partir de uma iniciativa conjunta dos departamentos de Estatística e de Demografia. A primeira turma ingressou na UFMG em 2001 e a primeira turma concluiu o curso em 2004. Como resultado desses 18 anos, o colegiado destaca a inserção de egressos em grandes empresas do setor público e privado, além da formação de professores em cursos de Ciências Atuariais de diversas universidades brasileiras e ingressantes em programas de pós-graduação no Brasil e exterior.

Segundo os organizadores do evento, atualmente a proposta do curso na UFMG é formar um profissional moderno, preparado para o mercado de trabalho ampliado e flexível do século XXI. O curso tem como base o estudo de técnicas atuariais de cálculo de riscos, métodos probabilísticos, métodos demográficos, administração geral e financeira, aspectos legais e aspectos contábeis.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Serviço

UFMG realiza seminário em comemoração ao dia do Atuário e aos 18 anos de Ciências Atuariais

5 de abril de 2019