UFMG realiza seminário franco-brasileiro sobre riquezas compartilhadas

Resultados de pesquisas serão apresentados na próxima semana, no IGC

Na próxima segunda, dia 7 de maio, a UFMG recebe o Seminário Franco-Brasileiro Riquezas Compartilhadas: o que realizamos. O evento promoverá discussões multidisciplinares sobre as riquezas e suas formas de compartilhamento e a socialização dos resultados e experiências do grupo de pesquisa Riquezas Compartilhadas. O Seminário Franco-Brasileiro Riquezas Compartilhadas será realizado no auditório do Instituto de Geociências da UFMG, no campus Pampulha. É aberto a pesquisadores, profissionais e estudantes das ciências humanas e sociais aplicadas e comunidade interessada.

As inscrições podem ser feitas on-line e encerram-se no sábado, dia 5 de maio. A programação completa está disponível no site do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail richesseenpartage@gmail.com

Trata-se de projeto de pesquisa com cooperação internacional, financiado pela Fapemig e pelo Conselho da Região Hauts de France. Seu objetivo é desenvolver diagnósticos territoriais, identificando e valorizando várias formas de riqueza em Hauts e Minas Gerais. A iniciativa busca analisar meios e as formas de compartilhamento dessas riquezas entre as populações desses territórios.

“É um convênio bastante consolidado e importante do qual a UFMG participa há vários anos, produzindo, além desse seminário, inúmeras pesquisas, materiais didáticos, parcerias e trocas de conhecimentos”, informa a professora Doralice Barros Pereira, do departamento de Geografia do Instituto de Geociências (IGC). Ela destaca a emissão de duplo diploma para o mestrado como uma das conquistas do projeto internacional.

O seminário foi estruturado em seis eixos: Riqueza humana e socialLugares de enriquecimento culturalEquipamentos e economia do conhecimentoRiqueza social, econômica e inovaçõesÁreas Industriais e de Mineração; e Riqueza natural, diversidade natural e diversidade social. Cada um deles será coordenado por uma dupla de pesquisadores franco-brasileiros. Além da UFMG, o projeto é uma realização da Université Lille, da Université de Valenciennes-Hainaut-Cambrésis, do Studio National des Arts Contemporains (Le Fresnoy), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Federal de Uberlândia.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

UFMG realiza seminário franco-brasileiro sobre riquezas compartilhadas

Dia 7 de maio de 2018