UFMG recebe a professora Susan Suleiman para o lançamento do livro Crises de Memória e a Segunda Guerra Mundial

Lançamento será nesta terça-feira, logo após aula inaugural da Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras

A Editora UFMG lançará, no próximo dia 12 de março, o livro Crises de memória e a Segunda Guerra Mundial com a presença da autora Susan Suleiman. O lançamento acontecerá das 14 às 16 horas no auditório do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) do Campus Pampulha, em Belo Horizonte. Na ocasião, a autora realizará palestra sobre o livro, com mediação da reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida. Mais informações pelo telefone

Susan Suleiman é professora emérita da Universidade de Harvard e autora de diversas obras publicadas nos Estados Unidos e em outros países. Por meio de exemplos específicos nos quais as memórias individuais da guerra entrecruzam-se com a memória coletiva ou pública, Suleiman examina a crise de memória relacionada à Segunda Guerra Mundial argumentando que essa memória, embora nacionalmente específica, transcende as fronteiras nacionais. A publicação é a primeira tradução da obra no Brasil.

Além de Belo Horizonte, a autora também participa de lançamentos em São Paulo e Campinas: no dia 11 de março, às 16 horas, ela estará no Centro de Pesquisa e Formação do SESC (SP); no dia 13, às 19 horas, no Unibes Cultural (SP); e no dia 14 de março, às 14h30, no Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp (Campinas).

Agenda de lançamentos Crises de Memória e a Segunda Guerra Mundial
1. Segunda-feira, 11 de março - 16h a 17h30 - Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo) - Palestra “Crises de Memória e a Segunda Guerra Mundial”, mediada por Jacques Fux e Alcione Cunha da Silveira.
2. Terça-feira, 12 de março - 14h a 15h30 – Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), campus Pampulha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627) - Aula Inaugural da Pós-Graduação em Estudos Literáriosda Faculdade de Letras da UFMG: Palestra “Crises de Memória e a Segunda Guerra Mundial”, mediada pela reitora da universidade, professora Sandra Regina Goulart Almeida.
3. Quarta-feira, 13 de março - 19h a 21h - Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo) - Lançamento do livro Crises de Memória e a Segunda Guerra Mundial, mediado por Jacques Fux e Alcione Cunha da Silveira.
4. Quinta-feira, 14 de março - 14h30 a 16h - Instituto de Estudos de Linguagem, Unicamp (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, Barão Geraldo, Campinas/SP) - Palestra “Crises da Memória: o Caso Némirovsky”, mediada por Márcio Seligmann-Silva.

Sobre a autora
Susan Suleiman é doutora pela Harvard University, onde tem atuado como docente desde 1981. É professora pesquisadora da cadeira C. Douglas Dillon de Civilização Francesa e Literatura Comparada e autora de diversas obras sobre literatura e cultura, publicadas nos Estados Unidos e em outros países. Entre elas destacam-se: The Némirovsky Question: The Life, Death, and Legacy of a Jewish Writer in 20th-Century France (2016), Subversive Intent: Gender, Politics, and the Avant-Garde (1990) e Budapest Diary: In Search of the Motherbook (1999).

Sobre a obra
Crises de memória e a Segunda Guerra Mundial
Susan Suleiman
Jacques Fux e Alcione Cunha da Silveira (tradução)
Editora UFMG
Coleção: Humanitas
Área: Memória
Formato: 22,5 x 15,5 x 2,0
2019, 385 p. ISBN: 978-85-423-0271-4
Preço: 69,00

Quarta Capa
Por meio de exemplos específicos nos quais as memórias individuais da guerra – apresentadas em forma de memórias literárias, ficções autobiográficas, filmes épicos históricos ou documentários pessoais – entrecruzam-se com a memória coletiva ou pública, Suleiman examina a crise de memória relacionada à Segunda Guerra Mundial argumentando que tal memória, embora nacionalmente específica, transcende as fronteiras nacionais, o que se deve não apenas à natureza global da guerra, mas também à presença, cada vez mais global, do Holocausto como um local de memória.

Orelha
Diante da violência irrestrita, presente no cotidiano de inúmeros povos ao longo da história, como lidar com o incessante jogo da memória e do esquecimento? De que forma os discursos da contemporaneidade, especialmente os literários, artísticos e filosóficos, atuam no processo de ressignificação dos traumas do passado e das lembranças difusas, que, por vezes, retornam à revelia ou se recusam ao esquecimento? Qual o impacto de tais rememorações na esfera pública? Essas e outras questões permeiam o aclamado livro Crises de memória e a Segunda Guerra Mundial, escrito por Susan Rubin Suleiman, professora emérita da Universidade de Harvard. Para Suleiman, “[o] que está em discussão numa crise de memória é a autorrepresentação: a forma como nos vemos e nos representamos para os outros é indissociável das histórias que contamos sobre o nosso passado”. É necessário, portanto, ir um pouco mais além e abordar as escolhas que implicam a reescrita de nossas histórias/estórias. A autora reconhece a importância do testemunho neste movimento de reconstrução, mas, ao analisar, entre outros, o governo de Vichy e a Resistência francesa, propõe uma reflexão sobre o caráter subjetivo e parcial de certos relatos. Na esteira das experiências humanas de dimensões catastróficas, o esquecimento é inevitável, mas recordar, repetir e elaborar também o são. Nesse contexto, falar sobre memória implica também falar de suas arestas. Com o memorioso aprendemos que é impossível refletir sem esquecer; com Suleiman descobrimos que o perdão e a possibilidade de remissão também atravessam esse processo.

Alcione Cunha da Silveira / Jacques Fux

Assessoria de Imprensa da Editora UFMG