UFMG recebe alunos de escolas públicas para Festival de Matemática

O Departamento de Matemática da UFMG realiza, de 9 a 10 de julho, a 4ª edição do Festival de Matemática. No evento serão recebidos alunos a partir do sexto ano de escolas públicas de Belo Horizonte e outros municípios, já previamente inscritos. O festival acontece no Instituto de Ciências Exatas da UFMG, campus Pampulha, onde serão realizadas oficinas, mostra de jogos, palestras e exposição de material lúdico. Estão organizadas duas seções diárias: na parte da manhã das 8h30 às 11h30 e na tarde das 13h30 às 16h30.

As atividades propostas para o Festival da Matemática podem ser conferidas na página: https://www.facebook.com/festimatufmg/.

A proposta tem como objetivo divulgar a Matemática mediante a realização de atividades lúdicas que proporcionam momentos de prazer e descontração e criam oportunidades de vivenciar aspectos menos formais da área por meio de truques, jogos e quebra-cabeças. Alunos e professores experimentam diversos recursos promotores de uma visão positiva do ensino-aprendizagem da Matemática. Na edição 2018 em torno de 2800 alunos passaram pela UFMG nos dois dias de atividades.

Além de escolas de Belo Horizonte, participarão escolas de outros municípios como São José da Lapa, Papagaios, Mario Campos, João Monlevade, Rio Manso, Contagem e Betim entre outros. Para a participação no festival, as inscrições das escolas da rede municipal de Belo Horizonte foram realizadas a través da Secretaria Municipal de Educação e para as demais escolas foram realizadas inscrições diretas como os organizadores, que esgotaram nos primeiros dias.

O evento é organizado pelo Museu da Matemática UFMG, pelo Projeto Visitas e pelo PET-MAT, contando com o colaboração de alunos do curso de Matemática, do Grupo de Astronomia da UFMG, do Centro Pedagógico, do Museu Ponto, do grupo PET da Engenharia Elétrica e do Parque da Matemática da PUC-MG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG