UFMG recebe arqueólogo especializado na África para conferência na próxima terça

Um dos nomes mais importantes da arqueologia africana, o professor Augustin Holl, de universidades na França e na China, fará conferência na próxima terça-feira, 1º de novembro, no auditório da Reitoria da UFMG, sobre a expansão dos falantes bantu desde Nigéria e Camarões até a África do Sul.

A conferência, aberta ao público amplo, terá início às 14h. Haverá tradução simultânea e será emitida declaração de comparecimento, mediante solicitação. Inscrições prévias podem ser feitas com o preenchimento de formulário eletrônico.

Vice-diretor do Instituto de Humanidades e Ciências Sociais do Centre National de Recherche Scientifique (CNRS), da França, e diretor do comitê científico da Unesco para o Nono Volume da História Geral da África, Augustin Holl estará na UFMG de 31 de outubro a 12 de novembro, como convidado do Programa de Cátedras Fundep/Ieat. O anfitrião é o professor Luís Cláudio Pereira Symanski, do Departamento de Antropologia e Arqueologia.

O tronco Bantu
O tronco Bantu da família linguística Niger-Congo se espalha por dois terços do continente africano. É composto de centenas de línguas, difundidas de Camarões/Nigéria à África do Sul e que têm confundido os linguistas históricos desde a segunda metade do século 19.

De acordo com Augustin Holl, essas línguas são tão fortemente relacionadas que uma origem comum remota foi postulada desde o início dos estudos linguísticos. A problemática de pesquisa foi, inicialmente, de natureza exclusivamente linguística e gerou debates intensos entre hipóteses rivais. Nos anos de 1960, os historiadores entraram em cena; os arqueólogos aparecem somente na década seguinte. Mais tarde, as ciências ambientais e a genética aportaram dados novos e consistentes ao debate, que se constitui no tema da conferência de terça-feira.

Além da grande conferência, o professor Augustin Holl vai participar, nos dias 3 e 4 de novembro, do simpósio Arqueologia e estudos de cultura material da África e da diáspora africana, organizado pelo Centro de Estudos Africanos da UFMG. De 7 a 11, o pesquisador vai ministrar o minicurso Arqueologia da África e Teoria Contemporânea do Desenvolvimento. A atividade, de 15 horas-aula e sediada no Auditório Bicalho, da Fafich, está cadastrada em disciplina do Programa de Pós-graduação em Antropologia e contará crédito para alunos matriculados em qualquer programa. Outros participantes receberão certificados de participação.

Arte, sociedade e morte
Professor da Universidade de Paris-Ouest Nanterre La Défense (França) e da Universidade Xiamen (Província de Fujian, China), Augustin Holl obteve o Ph.D na Universidade Paris I – Pantheon-Sorbonne e habilitação de doutorado na Universidade de Paris-X Nanterre. Foi professor da Universidade da Califórnia, em San Diego, professor e curador da Universidade de Michigan em Ann Arbor e pesquisador associado do Museu Field de História Natural, em Chicago (todos no Estados Unidos).

Sua pesquisa tem foco na origem da produção de alimentos, metalurgia, emergência da complexidade social na África Ocidental e no Levante Meridional, arqueologia da arte rupestre, arqueologia mortuária, etnoarqueologia e arqueologia histórica. Conduziu trabalho de campo no sudoeste do Saara, na Mauritânia, no deserto Negev, em Israel, no norte de Camarões e no noroeste de Burkina Faso. Atualmente, coordena programa de pesquisas sobre o megalitismo (grandes monumentos em pedra) na região de Senegal e Gâmbia, na África Ocidental. É autor de 12 livros, editor de dois volumes e assina diversos textos em periódicos e em coletâneas de ensaios.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4123 ou pelo endereço eletrônico info@ieat.ufmg.br.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br/assessoria

Serviço