UFMG recebe doação da BR Distribuidora para produção de álcool em gel e álcool glicerinado 70% e 80%

A produção é coordenada pela Faculdade de Farmácia, com a colaboração da Escola de Veterinária; doação será feita a hospitais universitários

A UFMG estabeleceu uma parceria com a BR Distribuidora, empresa de distribuição de combustíveis da Petrobras, para o recebimento de três mil litros de álcool puro destinados à produção de álcool em gel, álcool glicerinado 70% e álcool 80% para a limpeza de mãos e superfícies. Os produtos serão doados para o Hospital das Clínicas (HC-UFMG) e Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN-UFMG). Uma parte do álcool 80% será entregue para a Pró-reitoria de Administração (PRA), destinada para a assepsia de superfícies nas unidades acadêmicas e órgãos administrativos para uso das equipes de limpeza.

Com a pandemia do novo coronavírus, a BR Distribuidora estabeleceu ações de apoio à sociedade, como o fornecimento de combustível a transportes essenciais e doações de cestas básicas. As parcerias na produção de álcool direcionado ao combate à Covid-19 tiveram início quando a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) procurou a distribuidora com a ideia de doações. Desde então, outras seis instituições de ensino superior foram contactadas pela BR Distribuidora para que a proposta se expandisse. Como única condição para a doação do produto, a empresa exige que toda a produção seja destinada ao sistema de saúde e ao combate à Covid-19.

Produção de álcool em gel, álcool 70% e 80%

Na UFMG, a Faculdade de Farmácia será a responsável pelo processo. Segundo a diretora da unidade, Leiliane Coelho André, a produção do álcool em gel e álcool glicerinado 70% ficará a cargo do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Farmacêutica (CPDI-FAR), que tem a tecnologia para a formulação e produção. Já o álcool 80% ficará a cargo do Laboratório de Análises Toxicológicas (Lato), onde também ocorreu a análise do álcool recebido da BR Distribuidora. “A análise do álcool foi realizada para verificar a qualidade do produto e a não presença de contaminantes como metanol e hidrocarbonetos aromáticos”, conta.

Ainda segundo a professora Leiliane André, além da Faculdade de Farmácia, parte do álcool foi destinada à Escola de Veterinária que, por iniciativa da diretora, a professora Zélia Inês Portela Lobato, também contribuirá para a produção do álcool 80%.

O volume doado será suficiente para produzir em torno de 800 litros de álcool gel, dois mil litros de álcool glicerinado 70% e um mil litros de álcool 80%. “No entanto, nossa produção será além disso e, quando necessário, pretendemos adquirir mais álcool no mercado ou mesmo solicitar à Petrobras mais uma doação”, explica Leiliane André.

De acordo com a professora, a produção do álcool 80% já foi iniciada, pois depende apenas de um processo de diluição. “Para a produção do álcool glicerinado depende da chegada de outros insumos que já foram comprados. Já para a produção do álcool gel estamos aguardando a compra do carbopol que é um insumo não disponível atualmente no mercado. Tão logo esses insumos cheguem a produção será iniciada”, esclarece.

Como depende da chegada desses insumos, não é possível precisar um prazo para que as remessas da produção sejam entregues. Os produtos serão liberados à medida que ficarem prontos.

Com essa ação, a Faculdade de Farmácia da UFMG faz uma importante contribuição nesse período de pandemia. “A Faculdade de Farmácia conta com professores e técnicos com expertise na área de tecnologia farmacêutica, o que permite contribuir na produção dos saneantes. Compreendo que é nosso papel atuar nessa frente em apoio aos hospitais universitários e todos aqueles que necessitam de proteção nesse momento. Além disso, temos no Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (Linbio) capacidade técnica e infraestrutura para o apoio diagnóstico da Covid-19 na realização de testes para o novo coronavírus. Estamos colocando a nossa capacidade de formação a serviço do combate dessa pandemia”, destaca Leiliane André.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG