UFMG recebe especialista internacional para conferência sobre saúde mental

O psiquiatra e professor Ernesto Venturini é reconhecido pelo seu trabalho na luta Antimanicomial. Evento será no campus de Montes Claros.

No dia 15 de março, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) recebe o psiquiatra e professor Ernesto Venturini, da Università degli Studi della Repubblica di San Marino, na Itália, para a conferência “A saúde mental em tempos de cólera: primeiramente…”. A conferência será realizada no Auditório do Bloco C, a partir das 19h10. A conferência é gratuita e aberta à participação da comunidade acadêmica

O psiquiatra é especialista em saúde mental, expoente na luta antimanicomial. Durante a conferência, será abordado o que ele chama de epidemia caracterizada por uma condição de apreensão, de insegurança, e de uma dramática fragilização de direitos e de convivência social. Ernesto é convidado do programa Cátedras da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Conferência, que conta com o apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdiscilplinaresda UFMG, é a terceira realizada sobre o tema na universidade. Em 2017, duas edições ocorreram em Belo Horizonte, a primeira no Auditório da Reitoria, campus Pampulha, e a segunda, na Faculdade de Medicina da UFMG, campus Saúde.  .

A atividade é promovida pelo projeto de extensão “Gestão de Quê” e integra o calendário de Atividades Acadêmicas Complementares do turno da noite do campus regional da UFMG em Montes Claros.  Será a primeira das oito atividades propostas para este ano letivo.

Sobre o especialista

Dr. Ernesto Venturini é um intelectual italiano, médico, pesquisador, gestor público e ativista da Psiquiatria Democrática italiana, notabilizado em função de sua colaboração com a construção da Reforma Psiquiátrica e da luta antimanicomial. Ele participa e acompanha a construção da política de saúde mental brasileira, europeia e africana, operando com uma perspectiva transdisciplinar.

Atualmente, Dr. Venturini representa a Fundação Franca e Franco Basaglia (Veneza) e a Universidade de Estudos da República de San Marino e está desenvolvendo uma pauta de discussões, onde se situa o tema da saúde mental na universidade e, dentre outras diversas publicações, destaca-se, o livro “A linha curva – o espaço e o tempo da desinstitucionalização” (Fiocruz/ENSP, 2016).

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG

(38) 2101-7754

www.ica.ufmg.br

Serviço

UFMG recebe especialista internacional para conferência sobre saúde mental

15 de março

19h10

no Auditório do Bloco C do Instituto de Ciências Agrárias - Avenida Universitária, 1.000 – Bairro Universitário - Montes Claros – MG