UFMG recebe estudantes de 15 países em Curso de Férias de Estudos Brasileiros

De 15 a 26 de julho, serão duas semanas inteiramente dedicadas à cultura, história e política do Brasil

A UFMG realiza, de 15 a 26 de julho, a segunda edição da sua UFMG Summer School on Brazilian Studies (Curso de Férias de Estudos Brasileiros), com objetivo de oferecer a estudantes de todas as partes do mundo o entendimento de aspectos da vida brasileira sob diferentes perspectivas. Cerca de 60 alunos de 15 diferentes países e 22 universidades de renome mundial estarão reunidos para uma experiência acadêmica e cultural, com programação abrangente sobre temas do nosso país.

A Summer School on Brazilian Studies é realizada através de parcerias da UFMG com grandes universidades de todo o mundo, como King's College London, Université de Lille, Huazhong University of Science and Technology, University of Cape Town e University of Glasgow. Além de 37 estudantes estrangeiros, 18 brasileiros também participam dos estudos para entender melhor e debater sobre sua cultura e inserção mundial.

Os alunos visitantes, aprovados através de processo seletivo realizado junto às instituições participantes, ficarão hospedados na Moradia Universitária e receberão orientações da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) UFMG sobre o cotidiano e as necessidades que poderão aparecer durante o período em Belo Horizonte. Parte da alimentação também será oferecida através de parcerias da Universidade.

Semanas de cultura e aprendizado
Ao longo de duas semanas, os participantes serão desafiados e inspirados por alguns dos melhores professores da UFMG, que compartilharão seus conhecimentos em palestras sobre temas tão diversos quanto história, geografia, sociedade e cultura, incluindo sessões sobre direito, política, economia e política externa.

As atividades da UFMG estão programadas para abarcar todos os dias da visita. De segunda a quinta-feira acontecem palestras sobre temas diversos, das 9h às 12h, sendo as tardes dos dias úteis ocupadas por um treinamento de idiomas em Português como Língua Adicional (PLA), sempre ocorrendo no Centro de Atividades Didáticas 1 (Cad 1). Às sextas-feiras os participantes serão convidados a visitar algumas atrações locais, pontos de relevância histórica e artística.

Dentre os passeios estão incluídos o famoso Inhotim – maior museu de arte contemporânea ao ar livre do mundo – e a cidade histórica de Ouro Preto – local pitoresco e aclamado como Patrimônio Cultural da Humanidade, segundo a Unesco. Visitas ao Museu do Futebol, no Estádio Mineirão, um passeio a pé pelo Complexo Arquitetônico da Pampulha e momentos de lazer no Centro Esportivo Universitário da UFMG (CEU) também estão previstos no programa.

As aulas do Curso de Férias serão realizadas concomitantemente com diversos eventos culturais – como o Festival de Inverno da UFMG e a Virada Cultural de Belo Horizonte. Os alunos terão, portanto, uma abundância de shows artísticos, exposições e performances para escolher ao longo das semanas.

Países e instituições
- África do Sul: University of Cape Town
- Alemanha: Universität Hamburg e Freie Universität Berlin
- Argentina: Universidad de Buenos Aires