UFMG recebe evento sobre perspectivas para a adoção da tarifa zero no transporte público

Entre os dias 20 e 23 de julho será realizado, na Escola de Arquitetura da UFMG, o 2º Encontro: Transporte como um Direito e caminhos para a tarifa zero. A segunda edição do evento debaterá as possibilidades de financiamento público do transporte coletivo, especialmente no modelo de tarifa zero. As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser realizadas por meio de formulário on-line.

A programação dos dias 20, 21 e 23 será realizada na Escola de Arquitetura da UFMG, no bairro Savassi, em Belo Horizonte. Já o dia 22 será composto por uma visita de campo e mesa de debates em Caeté (MG). A organização do evento não poderá garantir o deslocamento dos inscritos até o local.

Debates sobre tarifa zero

A política de tarifa zero no transporte público é aquela que garante a gratuidade para todos os passageiros no momento do uso do ônibus ou do metrô. O financiamento do sistema é feito de forma indireta, pelo orçamento público e diversos modelos já foram adotados pelo Brasil e pelo mundo. No evento, iniciativas existentes serão debatidas, como as de Caeté (MG), Maricá (RJ) e Templin (Alemanha).

Os debates serão fomentados por aspectos como movimentos sociais, organizações da sociedade civil, gestores e pesquisadores nacionais e internacionais que atuam em prol da democratização do direito ao transporte e pela política de tarifa zero. A intenção é fortalecer o diálogo sobre diferentes perspectivas para a adoção da tarifa zero, que vem surgindo como forma de financiamento do sistema de transporte público em realidades tão distintas, como cidades de pequeno e médio porte no Brasil e municipalidades na Alemanha, por exemplo.

O evento é uma iniciativa do Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos (Lab.Urb) da UFMG, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, da Fundação Rosa Luxemburgo, da Prefeitura de Caeté, do Observatório das Metrópoles e dos movimentos Nossa BH e Tarifa Zero BH.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG