UFMG recebe inscrições para os cursos de idiomas

O Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (Cenex/Fale) da UFMG está com inscrições abertas para os cursos de idiomas, para ingresso no primeiro semestre de 2023, nas modalidades presencial em duas unidades (Campus Pampulha e Unidade Barro Preto), infantojuvenil (inglês) e on-line (síncrono e assíncrono).

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de março, pelo site do Cenex, basta clicar na modalidade e idioma desejados. Haverá 5% de desconto para as pessoas que se matricularem até 3 de março.

Com vagas limitadas, as aulas são destinadas a pessoas a partir de 14 anos de idade (com exceção do curso de alemão, que exige idade mínima de 16 anos, e do inglês infantojuvenil). Os idiomas oferecidos são:  alemão, espanhol, inglês, francês, italiano, russo, grego, latim, Libras, português para estrangeiros e mandarim (em parceria com o Instituto Confúcio).

Os cursos do Cenex fazem parte do Programa de Formação de Professores da Instituição. Por isso, seus professores são alunos da graduação da UFMG, selecionados dentre os melhores do curso de Letras, e são supervisionados por docentes da Fale-UFMG.

Os cursos comunicativos (inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e português para estrangeiros) visam ao desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção de textos orais e escritos e são oferecidos em diversos níveis; os cursos instrumentais visam ao desenvolvimento de estratégias de leitura a compreensão de textos e os cursos de línguas clássicas visam ao desenvolvimento das habilidades de leitura, produção e tradução de textos escritos.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cenexidiomas@gmail.com ou pelo telefone (31) 98508-3875.

Presencial, síncrono e assíncrono
Os cursos de idiomas na modalidade presencial reunirão alunos e professores, nos dias e horários da turma desejada, no campus Pampulha da UFMG ou na Unidade Barro Preto (Sede da Igreja Batista do Barro Preto - ABBV).

Já nos cursos de idiomas on-line síncrono, estudantes e docentes participarão, em tempo real, nos dias e horários da turma. As aulas ocorrerão em uma plataforma virtual de conferência, com a utilização complementar de recursos extras para o trabalho pedagógico.

Os cursos de idiomas on-line assíncronos poderão ter, eventualmente, o acompanhamento de um tutor, que auxiliará na resolução de dúvidas e na correção de exercícios. As aulas ocorrerão na plataforma Moodle da Fale.

Para se matricular nos cursos iniciantes (no caso do inglês) e básicos (outros idiomas) não há pré-requisito. No caso dos demais estágios, o pré-requisito é ter cursado o nível anterior ou realizado teste de nivelamento. As inscrições para a prova podem ser feitas no site do Cenex.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG