UFMG recebe Julián Scher para encontro na segunda-feira

O Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras, do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) da UFMG, realizará na segunda-feira, dia 21 de maio, às 17h30, encontro com o escritor argentino Julián Scher, para falar sobre Los desaparecidos de Racing. O evento, em espanhol, é aberto ao público interessado e será no auditório Carangola (Sala 1012) do prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, campus Pampulha. Não é necessária inscrição prévia, com participação sujeita à capacidade do espaço.

O encontro tem por objetivo conhecer o trabalho do escritor, uma vez que “a sua pesquisa transcende o futebol, como jogo ou esporte, e utiliza a paixão por um clube, neste caso o Racing, para humanizar a história recente relacionada à ditadura argentina, possibilitando que aquilo que os jovens conhecem somente como fatos, números e datas possam ser preenchidos com sentimentos”.

Julián Scher é autor do livro com o mesmo título do encontro. Conforme resenha da obra, o conteúdo fala "Das emoções despertas pela paixão ao futebol à racionalidade dada pela ideologia, e resgata do esquecimento histórias de torcedores para, com elas, falar do acontecido com os desaparecidos durante a ditadura Argentina. Dois anos de pesquisa e documentação para desenvolver um trabalho que, como no esporte em que onze representam um país, onze selecionados nos chegam para reconstruir a memória dessa nação e fazer justiça àqueles silenciados à força. Uma possibilidade de repensar os clubes de futebol e, por meio do resgate da sua memória, conscientizar os mais jovens de um passado que não teve cobertura nem pay-per-view".

Julián Scher é mestrando em Ciencia y Política y Sociología, na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales- Flacso, sendo licenciado em Sociologia pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Atualmente trabalha como jornalista, é redator de notas sobre atualidade nacional e internacional e trabalha no Departamento do Racing.

CACS

Criado em 1999, com o objetivo de oferecer o ensino de Inglês, Francês e Espanhol à comunidade acadêmica universitária a baixo custo, o Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras é uma atividade do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, órgão representativo dos estudantes de Ciências Sociais na UFMG. O CACS realiza e apoia diversas atividades acadêmicas e culturais na Fafich UFMG.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

UFMG recebe Julián Scher para encontro na segunda-feira

Dia 21 de maio de 2018